Pesquisadores do Lavid são homenageados com troféu Inventor da INOVA-UFPB – LAViD/UFPB Núcleo de Pesquisa e Extensão

Lavid na mídia

Pesquisadores do Lavid são homenageados com troféu Inventor da INOVA-UFPB

By: 27 de novembro de 2015 4.726 views Visualizações

IMG-20151126-WA0008

Da esquerda para direita – Yuri Gonzaga, Thiago Ribeiro, Ruan Delgado, Tiago Maritan (representando Guido Lemos) e Kellyanne Alves.

Dez pesquisadores do Núcleo de Pesquisa e Extensão Lavid, do Centro de Informática da UFPB, foram homenageados ontem, com o prêmio Inovação Tecnológica Professor Delby Fernandes, durante solenidade realizada às 19h, no auditório da Reitoria. O reconhecimento à equipe do Lavid e outros grupos de pesquisa da instituição foi uma iniciativa da Agência Inova – UFPB. A sessão foi presidida pela reitora Margareth Diniz.

A alta produção tecnológica da equipe do Lavid foi uma das motivações para a escolha dos pesquisadores que, apenas em 2014, apresentaram à Agência Inova – UFPB quatro pedidos de registro de programas de computador.

Foram homenageados com o troféu Inventor os pesquisadores Guido Lemos, Thiago Vinicius Ribeiro, Ruan Delgado Gomes, Manoel Gomes da Silva Neto, José Ivan Vilarouca Filho, Alexandre Duarte, Lucenildo Lins Lins, Yuri Gonzaga Costa, Kellyanne Alves e Fernando Brito. Na ocasião, o professor Guido Lemos foi representado pelo professor Tiago Maritan.

O grupo de inventores do Lavid participou da criação e desenvolvimento dos programas de computador Fogo Player – sistema de reprodução de conteúdos UHD; Fogo stream – sistema de transmissão de conteúdos UHD previamente armazenados; Fogo capture – sistema captura para armazenamento e transmissão de conteúdos, e do JCOLLAB, uma ferramenta de jornalismo colaborativo.

A solenidade foi iniciada com a apresentação do grupo musical Paraibones. Em seguida, a Agência Inova – UFPB prestou uma homenagem ao professor Delby Fernandes, fundador do Laboratório de Tecnologia Farmacêutica – LTF, exibindo um vídeo com depoimentos de pesquisadores e funcionários que trabalharam em parceria com o professor, durante os anos em que esteve à frente do LTF.

A reitora Margareth Diniz; o pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, Isaac Medeiros, sobrinho de Delby Fernandes; o diretor-presidente da Inova, Petrônio Athayde, e todos os professores e funcionários destacaram em suas falas o pioneirismo, sabedoria, visão estratégica e dedicação dentre as qualidades que se destacavam no perfil de Delby Fernandes, que faleceu em 2011.

A esposa de Delby Fernandes, Maria Augusta de Medeiros, recebeu uma placa para simbolizar a homenagem da universidade ao professor, na qual a instituição registra e reconhece as suas contribuições para que o ensino e pesquisa em farmacologia, produtos naturais, fitoquímica e outras áreas alcançassem níveis de excelência.

FONTE: Assessoria de Comunicação do CI/UFPB
Fotos: Ascom CI

[Total: 1    Média: 5/5]

Útima notícia

Seleção Projeto DNA-RNA.d+

O Núcleo de Pesquisa e Extensão LAVID do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba ...

Notícias recomendadas

terça às 11:24 11Tue, 17 Nov 2020 11:24:11 +000011.

lavid 3
SELEÇÃO PARA O PROJETO VISOAUDIO

quarta às 09:56 09Wed, 12 Jun 2019 09:56:47 +000047.

cropped-lavid-1.png
Resultado da seleção do edital Nº 002/2019 – GR/UFPB