Quem somos – LAViD/UFPB Núcleo de Pesquisa e Extensão
Acessível em Libras
2
Quem-somos

De laboratório a núcleo, conheça a história do Lavid


Quem-somos-MateriaCriado em 2003, o Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID) está integrado ao Departamento de Informática (DI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O laboratório surgiu da proposta de desenvolver projetos de pesquisa em hardware e software voltados às áreas de Vídeo Digital, Redes de Computadores, TV Digital e Interativa e Middleware.

Atualmente o LAVID é uma referência nacional e internacional em desenvolvimento de tecnologia para TV Digital. O LAVID conta com a colaboração de mais de 40 jovens pesquisadores, entre doutores, mestres e graduandos, que estão interconectados com pesquisadores de todo o Brasil e do mundo, trazendo as atuais tendências tecnológicas mundiais nas áreas de vídeo e TV Digital.

As pesquisas desenvolvidas são realizadas em parceria com outras universidades, institutos de pesquisa e empresas da iniciativa privada. Por ser um laboratório ativo na área de desenvolvimento, recebe financiamento de instituições parceiras como a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Além do trabalho científico, os pesquisadores do LAVID estão envolvidos em atividades acadêmicas. No âmbito da UFPB, atividades ligadas ao Bacharelado em Ciência da Computação e ao Programa de Pós-graduação em Informática. O resultado dessa sinergia entre professores e acadêmicos pode ser observado na forte participação do grupo em eventos, nacionais e internacionais, nas publicações e patentes que divulgam a produção técnico-científica do LAVID.

O LAVID também esta comprometido com o seu papel social. A contrapartida do laboratório para a comunidade se dá através de ações sociais as quais disseminam conhecimento produzido no laboratório e contribuem, efetivamente, para a promoção da inclusão digital.

Nas próximas páginas é possível conhecer um pouco mais sobre o LAVID, sobre a UFPB, sobre nossos pesquisadores, e especialmente, os projetos de pesquisa aqui desenvolvidos, como também conhecer seus resultados em termos de produtos e ações sociais.

[Total: 27    Média: 2.6/5]