Lavid/UFPB conclui instalação de equipamentos de transmissão digital em casas de 100 beneficiários do Bolsa Família – LAViD/UFPB Núcleo de Pesquisa e Extensão

Lavid na mídia

Notícia


Lavid/UFPB conclui instalação de equipamentos de transmissão digital em casas de 100 beneficiários do Bolsa Família

By: 21 de fevereiro de 2013 149 views Visualizações

Dona Claudiana dos Santos interage com a programação do Canal de Serviços da EBC, em Colinas do Sul

EBC, Núcleo Lavid/UFPB e TV UFPB estão participando do primeiro projeto na TV pública brasileira que testa a interatividade com famílias de baixa renda

O Núcleo Lavid (Laboratório de Aplicações de Video Digital) da UFPB já concluiu a instalação de equipamentos de transmissão digital (set-top boxes) em 100 casas de beneficiários do Programa Bolsa Família de João Pessoa.  Agora, as famílias contempladas estão assistindo TV com qualidade digital e tendo, pela primeira vez, a oportunidade de fazer escolhas em uma programação interativa, que está sendo exibida exclusivamente para esses cidadãos, através da TV Câmara de João Pessoa, canal 61, com transmissão aberta.

A atividade faz parte do Projeto Piloto da Rede Nacional de Radiodifusão Pública Digital Interativa, que está sendo coordenado pela EBC (Empresa Brasil de Comunicação) e tem parceria com a TV UFPB, Universidades Católica de Brasília e Federal de Santa Catarina, Banco do Brasil, Secretaria de Desenvolvimento Social de João Pessoa, Câmara Municipal de João Pessoa e empresas como a D-link, Totvs, EiTV, Harris e Dynavideo.

O projeto está sendo coordenado pelo superintendente de Suporte da EBC, André Barbosa. Na TV UFPB, a produção foi coordenada pela jornalista e mestre em TV digital, Madrilena Feitosa. No âmbito do Núcleo Lavid, o desenvolvimento das aplicações interativas esteve sob a coordenação do professor e coordenador do Núcleo, Guido Lemos, e da jornalista e mestre em TV digital, Kellyanne Alves.  Na UFSC, o projeto esteve sob a coordenação do professor Fernando Crocomo, e na UCB, do professor Alexandre Kieling.

Cada um dos 100 beneficiários do Bolsa Família, dos bairros de Cristo, Colinas do Sul e Mandacaru, recebeu em casa um set-top box, uma antena de recepção digital e um controle remoto. Com esses equipamentos, as famílias estão assistindo, em casa, uma programação interativa, desenvolvida exclusivamente para elas, que oferece informações sobre onde obter vagas de cursos gratuitos, vagas de emprego, como tirar documentos, além de informações sobre aposentadoria, aleitamento materno, farmácia popular e outros programas do Governo Federal.

Em vez de sair de casa para procurar onde há vagas de emprego e cursos gratuitos, cidadãos do Bolsa Família de João Pessoa têm, agora, rápido e fácil acesso a essas informações, sendo necessário apenas apertar botões do controle remoto para escolher que tipo de informação desejam obter. A interatividade é muito simples e os videos interativos são audiodescritivos, ou seja, há informações em áudio que descrevem os conteúdos exibidos na forma de textos, visando atender aqueles que têm dificuldade de leitura.

Os videos interativos foram desenvolvidos pela TV UFPB e Núcleo Lavid/UFPB e pelas Universidades Católica de Brasília e Federal de Santa Catarina, além do Banco do Brasil. A programação é exibida pela TV Câmara de Kpão Pessoa através de um canal de serviços criado pela EBC, uma espécie de canal extra, através do qual os  conteúdos interativos são veiculados. Trata-se de um projeto, de nível nacional, que pretende ampliar e fortalecer o sistema público de comunicação e radiodifusão do Brasil para universalizar o acesso da população a uma programação diferenciada e interativa.

Durante a execução do projeto, os parceiros envolvidos vão testar o potencial que essas famílias têm de interagir com os novos recursos proporcionados pela tecnologia digital, avaliando também aspectos da transmissão digital e outras funcionalidades do sistema.

A Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de João Pessoa tem sido uma forte parceira nesse projeto, pois vem mobilizando sua equipe de psicólogas e  assistentes sociais para apoiarem a viabilização do projeto  na capital.

Redação: Madrilena Feitosa – Jornalista

[Total: 0    Média: 0/5]



Útima notícia

NPE/Lavid lança edital de seleção de bolsistas

O NPE/LAViD- Núcleo de Pesquisa e Extensão em Aplicações de Vídeo Digital - LAViD, através ...

Notícias recomendadas

sexta às 14:28 02Fri, 01 Jul 2016 14:28:57 +000057.

27
NPE/LAViD divulga resultado final da seleção de bolsistas

quarta às 16:46 04Wed, 15 Jun 2016 16:46:03 +000003.

cropped-lavid-1.png
NPE/Lavid lança edital de seleção de bolsistas