Projeto Cinema Digital apresenta player de exibição 2K 3D na Semana ABC 2012 – LAViD/UFPB Núcleo de Pesquisa e Extensão

Lavid na mídia

Notícia


Projeto Cinema Digital apresenta player de exibição 2K 3D na Semana ABC 2012

By: 11 de maio de 2012 133 views Visualizações

Nesta sexta-feira (10), uma equipe de pesquisadores do Núcleo Lavid está participando da Semana ABC da Cinematografia 2012, um evento que reúne grandes nomes da cinematográfica nacional e internacional.  A Semana ABC da Cinematografia 2012 acontece de 09 a 11 de maio, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Cinematografia (ABC), desde 2003.

Durante uma semana, renomados especialistas e profissionais participam de conferências, painéis e debates sobre conceitos, técnicas e tendências nas mais diferentes áreas da cinematografia. Hoje o coordenador do Núcleo Lavid, Guido Lemos, foi um dos palestrantes convidados para o painel sobre o Futuro do Audiovisual. Neste painel, o debate abordou os “Paradigmas técnicos, artísticos e de negócio na indústria do audiovisual”.

Durante a palestra, o professor Guido Lemos apresentou o Fogo Player, um software de transmissão e execução de filmes 2K 3D (estereoscópia). Imagens em formato 2K apresentam uma qualidade duas vezes maior que as em alta definição (High Definition).

Na exposição de Guido Lemos foram explicadas ainda as tecnologias em desenvolvimento pelos pesquisadores do núcleo, através do projeto GT de Cinema. Neste projeto são implementados o Fogo Stream, um software que envia fluxos de vídeos pela Rede; o Fogo Live, um player para recebimento de fluxos ao vivo em resolução de Cinema, e o Rede de Vídeo Digital Versão 2 (RVD²), que serve com um repositório de vídeos UHD (Ultra High Definition)e HD. O projeto coordenado pelo núcleo faz parte do Grupo de Trabalho da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

O Núcleo Lavid também está presente na exposição de equipamentos e serviços para cinema e audiovisual. A exposição está aberta até hoje, às 20h, no foyer da sala BNDES e na área externa da Cinemateca. A exposição do Núcleo Lavid demonstra o desempenho do Fogo Player recebendo um fluxo de vídeo enviado do Lavid, em João Pessoa, para a Cinemateca Brasileira, em São Paulo.

O conteúdo deste fluxo é o filme curta-metragem Estreio Ensaios, dirigido pela professora da Mackenzie, Jane de Almeida. O envio do fluxo utilizou a conexão da rede acadêmica da RNP e contou com o apoio do POP-SP, POP-PB, Rede Metro – SP, UFPB – NTI e Cinemateca Brasileira.

Mais informações sobre a Semana ABC da Cinematografia 2012 clique aqui.

Redação: Kellyanne Alves – Jornalista

[Total: 0    Média: 0/5]



Útima notícia

NPE/Lavid lança edital de seleção de bolsistas

O NPE/LAViD- Núcleo de Pesquisa e Extensão em Aplicações de Vídeo Digital - LAViD, através ...

Notícias recomendadas

sexta às 14:28 02Fri, 01 Jul 2016 14:28:57 +000057.

27
NPE/LAViD divulga resultado final da seleção de bolsistas

quarta às 16:46 04Wed, 15 Jun 2016 16:46:03 +000003.

cropped-lavid-1.png
NPE/Lavid lança edital de seleção de bolsistas