By: NPE/Lavid 25 de novembro de 2015 2.260 views Visualizações
A professora de Antropologia Luciana Chianca, coordenadora do projeto Pamin (Patrimônio, Memória e Interatividade), convida para a conferência do antropólogo e pesquisador francês Michel Agier, nesta quarta-feira, 25, às 14h30, na Sala multimídia do CCHLA/ UFPB.
Tema: “Migrações, fronteiras e cosmopolitismo”
A trajetória de Michel Agier envolve pesquisas em grandes cidades da África e América Latina: Lomé, Douala, Salvador, Cali, entre outras, estudando seus bairros e meios sociais marginais, subalternos ou precários e refletindo sobre as mobilidades sociais, as reivindicações e mobilizações identitárias, étnicas e políticas, com uma atenção particular para as situações rituais (carnavais , festas religiosas).
Desde 2000, seu ensino e pesquisa se voltou para uma antropologia dos deslocamentos e lógicas urbanas- espaços de reagrupamento de populações deslocadas, refugiadas e exiladas, primeiro na Colômbia, e, posteriormente, na África negra. Desde 2013 dirige o projeto “Paysage Global de Camps” na Agência Nacional de Pesquisa (ANR França) e investiga as relações entre globalização e movimentos migratórios, enfatizando as situações de trânsito, passagem ou fixação de migrantes e refugiados entre África, Oriente Próximo e Europa.
Na ocasião, haverá o lançamento das seguintes obras:
Encontros etnográficos: interação, contexto, comparação (2015: EDUFAL)
Migrações, descentramentos e cosmopolitismo : uma antropologia das
fronteiras (2015: EDUFAL)
PROMOÇÃO:
Programa de Pós-graduação em Antropologia- UFPB, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
APOIO: Aliança Francesa
Fonte: ASCOM/Centro de Informática
O Núcleo de Pesquisa e Extensão LAVID do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba ...
quarta às 09:56 09Wed, 12 Jun 2019 09:56:47 +000047.