Conferência “Migrações, fronteiras e cosmopolitismo” no CCHLA – LAViD/UFPB Núcleo de Pesquisa e Extensão

Lavid na mídia

Conferência “Migrações, fronteiras e cosmopolitismo” no CCHLA

By: 25 de novembro de 2015 2.126 views Visualizações

Lia-Zanotta-225x300A professora de Antropologia Luciana Chianca, coordenadora do projeto Pamin (Patrimônio, Memória e Interatividade), convida para a conferência do antropólogo e pesquisador francês Michel Agier, nesta quarta-feira, 25, às 14h30, na Sala multimídia do CCHLA/ UFPB.

Tema: “Migrações, fronteiras e cosmopolitismo”

A trajetória de Michel Agier envolve pesquisas em grandes cidades da África e América Latina: Lomé, Douala, Salvador, Cali, entre outras, estudando seus bairros e meios sociais marginais, subalternos ou precários e refletindo sobre as mobilidades sociais, as reivindicações e mobilizações identitárias, étnicas e políticas, com uma atenção particular para as situações rituais (carnavais , festas religiosas).

Desde 2000, seu ensino e pesquisa se voltou para uma antropologia dos deslocamentos e lógicas urbanas- espaços de reagrupamento de populações deslocadas, refugiadas e exiladas, primeiro na Colômbia, e, posteriormente, na África negra. Desde 2013 dirige o projeto “Paysage Global de Camps” na Agência Nacional de Pesquisa (ANR França) e investiga as relações entre globalização e movimentos migratórios, enfatizando as situações de trânsito, passagem ou fixação de migrantes e refugiados entre África, Oriente Próximo e Europa.

Na ocasião, haverá o lançamento das seguintes obras:
Encontros etnográficos: interação, contexto, comparação (2015: EDUFAL)
Migrações, descentramentos e cosmopolitismo : uma antropologia das
fronteiras (2015: EDUFAL)

PROMOÇÃO:
Programa de Pós-graduação em Antropologia- UFPB, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
APOIO: Aliança Francesa

Fonte: ASCOM/Centro de Informática

[Total: 0    Média: 0/5]

Útima notícia

Seleção Projeto DNA-RNA.d+

O Núcleo de Pesquisa e Extensão LAVID do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba ...

Notícias recomendadas

terça às 11:24 11Tue, 17 Nov 2020 11:24:11 +000011.

lavid 3
SELEÇÃO PARA O PROJETO VISOAUDIO

quarta às 09:56 09Wed, 12 Jun 2019 09:56:47 +000047.

cropped-lavid-1.png
Resultado da seleção do edital Nº 002/2019 – GR/UFPB