Ministro das Comunicações visita CI e destaca capacidade de inovação do Lavid – LAViD/UFPB Núcleo de Pesquisa e Extensão

Lavid na mídia

Notícia


Ministro das Comunicações visita CI e destaca capacidade de inovação do Lavid

By: 10 de novembro de 2015 647 views Visualizações

20151110_114851
Diretor do CI/UFPB (esquerda) mostra projeto de cinema 4K para o ministro

O ministro das Comunicações, André Figueiredo,  visitou, na manhã desta terça-feira, o Centro de Informática  (CI) da UFPB, onde conheceu os projetos de tecnologia digital desenvolvidos pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão – Lavid.  Ele disse que as tecnologias criadas pela equipe do Lavid demonstram a capacidade de inovação da UFPB e das universidades brasileiras, um diferencial competitivo para o nosso país. O ministro foi recebido pelo diretor do CI, Guido Lemos, e por pesquisadores e alunos.

“A UFPB é uma referência. Ter uma instituição como essa, no Nordeste, é uma realidade que foi alcançada nos últimos anos. Por isso, o avanço tecnológico continuará sendo uma prioridade da presidente Dilma Rousseff”, destacou o ministro.

Projeto de TVD interativa para público do Bolsa Família.
Projeto de TVD interativa para público do Bolsa Família

No Lavid, o ministro teve acesso a dois aplicativos com conteúdos digitais interativos que serão exibidos nas TVs de 14 milhões de beneficiários do programa Bolsa Família, em todo o país. Os aplicativos foram criados por demanda do Ministério da Cultura e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome  (MDS). A iniciativa é uma das ações do Governo Federal visando promover o acesso de brasileiros de baixa renda aos benefícios da TV digital.

Outra tecnologia criada pela equipe do Lavid e que foi apresentada ao ministro André Figueiredo é a plataforma VLibras, um conjunto de ferramentas computacionais que vai permitir a todos os portais do Governo Federal gerarem conteúdos na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), beneficiando cerca de 10 milhões de brasileiros com algum grau de deficiência auditiva. O software traduz do português para Libras qualquer conteúdo disponibilizado pelos sites da administração pública federal, seja texto, áudio ou vídeo.

Projeto VLibras foi apresentado à equipe ministerial
Projeto VLibras foi apresentado à equipe ministerial

Durante a visita, que durou cerca de duas horas, o ministro também conheceu o projeto de cinema que realiza a captação e exibição de imagens na tecnologia 4K, uma resolução quatro vezes superior à TV digital.

A tecnologia de captação e transmissão de imagens em altíssima resolução (UltraHD) vem sendo testada com sucesso pelo Núcleo Lavid, há três anos, com foco no registro e projeção de procedimentos cirúrgicos, sob  a coordenação do professor Guido Lemos, fundador do Lavid.

Os primeiros testes aconteceram em 2013 e um deles envolveu a visualização simultânea e ao vivo, em salas de projeção de Brasília e de San Diego, na Califórnia, de cirurgias que estavam sendo realizadas em hospitais universitários de cinco cidades brasileiras.

O ministro esteve acompanhado do assessor especial, Flavio Lenz;  da assessora Internacional, Vanderlene da Silva Rodrigues; do chefe de Comunicação Social, Bruno Ribeiro. A professora Tania Felipe, do Instituto Nacional de Educação de Surdos, também esteve no Núcleo Lavid, durante a visita ministerial, com a finalidade de acompanhar as novas evoluções da plataforma VLibras, projeto para o qual vem dando contribuições.

Portal do Ministério das Comunicações divulgou a visita ministerial. Veja no link.

http://www.mc.gov.br/sala-de-imprensa/todas-as-noticias/institucionais/37660-inovacao-academica-revoluciona-tv-digital-diz-ministro

FONTE: Assessoria de Comunicação do Centro de Informática-UFPB

[Total: 1    Média: 5/5]



Útima notícia

NPE/Lavid lança edital de seleção de bolsistas

O NPE/LAViD- Núcleo de Pesquisa e Extensão em Aplicações de Vídeo Digital - LAViD, através ...

Notícias recomendadas

sexta às 14:28 02Fri, 01 Jul 2016 14:28:57 +000057.

27
NPE/LAViD divulga resultado final da seleção de bolsistas

quarta às 16:46 04Wed, 15 Jun 2016 16:46:03 +000003.

cropped-lavid-1.png
NPE/Lavid lança edital de seleção de bolsistas