Projeto Piloto Brasil 4D – LAViD/UFPB Núcleo de Pesquisa e Extensão

Projeto Piloto Brasil 4D

Testes de transmissão e recepção digital e interativa do projeto piloto em João Pessoa

Projeto de testes de transmissão e recepção digital e interativa do projeto piloto Brasil 4D, realizado em João Pessoa, com 100 famílias de baixa renda, beneficiárias do Programa Bolsa Família. Concebido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), através da Superintendência de Suporte, o Projeto Brasil 4D objetiva ampliar e fortalecer o sistema público de comunicação e radiodifusão para universalizar o acesso da população brasileira a uma programação com transmissão digital, diferenciada e interativa. A iniciativa é parte do Operador da Rede Nacional de Radiodifusão Pública Digital, projeto, de âmbito nacional, que prevê uma plataforma única de transmissão em sistema digital pensada a partir de 4Ds: Desenvolvimento, Democracia, Diversidade e Digital. Por meio desse piloto, realizado entre outubro de 2012 e junho de 2013, foram transmitidos conteúdos interativos sobre programas sociais do Governo Federal e testadas outras funcionalidades do sistema de transmissão digital com 100 famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, em três bairros da capital paraibana.

Para viabilizar o projeto, a EBC contou com o apoio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do Núcleo de Pesquisa e Extensão Lavid e da TV UFPB; a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Católica de Brasília (UCB). Essas instituições desenvolveram roteiros e vídeos interativos para exibição ao público do Bolsa Família.

O Núcleo Lavid coordenou todas as etapas do processo de implantação do projeto em João Pessoa, contribuindo com o desenvolvimento dos códigos das aplicações interativas, seleção de famílias, instalação de equipamentos de transmissão digital, dando suporte e monitoramento à audiência, assim como divulgação na mídia, atualização de conteúdos interativos e lançamento do projeto em João Pessoa, no dia 14 de dezembro de 2012.

Início: Outubro de 2012
Fim: Junho de 2013

Área de Pesquisa: TV Digital

Website: http://www.ebc.com.br/sobre-a-ebc/sala-de-imprensa/2013/03/banco-mundial-apresenta-resultados-do-projeto-piloto-brasil-4d