PAMIN – LAViD/UFPB Núcleo de Pesquisa e Extensão

Projetos


PAMIN

Patrimônio, memória e interatividade

PaminO Patrimônio, Memória e Interatividade (Pamin) parte da constatação de que o patrimônio cultural e artístico local é pouco conhecido da sociedade, mesmo quando ele é objeto de políticas públicas: a visão elitista corrente da “arte” e “cultura” desautoriza o “popular” no reconhecimento e definição de suas próprias estratégias, dificultando a expressão de suas experiências e visões de mundo socialmente inscritas.
Conectado a experiências locais – comunidades em realidades de criação e produção -, o Pamin colabora para a “emergência” de grupos, pessoas, processos e movimentos artísticos e culturais em atividade no Brasil, democratizando o acesso à suas produções. A perspectiva do Pamin é de conhecer as experiências artístico-culturais locais através de um dispositivo tecnológico – o site Pamin – onde a própria “periferia” informa o “centro”, localizado numa rede de comunicação digital interativa.
O Pamin integra a antropologia, a informática e áreas afins no campo da cultura digital, congregando professores, alunos, servidores e pesquisadores através da extensão universitária associada à pesquisa e ao ensino. Propõe uma abordagem social e tecnológica para as questões relativas à difusão e conservação de informações do patrimônio cultural e artístico através de uma ferramenta colaborativa que contempla os protagonistas destas atividades assim como gestores públicos, instituições governamentais, produtores culturais e pesquisadores com acervos e registros diversificados e dispersos.
Início: Março de 2011
Fim: Dezembro de 2016
Área de Pesquisa: Multimídia e Jogos

 

Pessoas

 

[Total: 3    Average: 5/5]