JCollab – LAViD/UFPB Núcleo de Pesquisa e Extensão

Projetos


JCollab

Jornalismo Científico Colaborativo para TV Digital

Nos últimos anos a Internet tem permitido o aprimoramento da comunicação e os serviços de difusão. A televisão, também tem evoluído no sentido de agregar novos formatos e serviços, especialmente com a chegada da TV Digital. Neste cenário de convergência digital, facilidades de colaboração e personalização se tornam realmente viáveis e acessíveis através da Internet.

A abordagem da Web 2.0 expande a visão da Internet de uma mera rede de computadores e serviços, para uma visão social, formada por indivíduos que compõem comunidades que se comunicam e colaboram. O projeto desenvolverá uma plataforma para suporte a um serviço de criação colaborativa de conteúdo jornalístico científico interativo, com inclusão de modelagem e descrição semântica, visando potencializar a experiência do jornalismo com suporte a interatividade compatível com o SBTVD, gerando conteúdo a ser veiculado na TV Digital.

Um portal público será criado, com toda infra-estrutura necessária para abrigar comunidades, explorando conceitos de redes sociais e de comunidades de aprendizado, para a criação de um espaço virtual de interação social e geração de conhecimento em criação de conteúdos para TV digital, para a discussão de temas sociais e assuntos jornalísticos.

Início: Outubro de 2010
Fim: Dezembro de 2013

Financiamento: R$ 98.721,00

Área de Pesquisa: Redes e Sistemas Colaborativos Distribuídos

Website: http://jcollab.lavid.ufpb.br/

 

[Total: 0    Average: 0/5]