EEDTV/VirtuaLabTV – LAViD/UFPB Núcleo de Pesquisa e Extensão

EEDTV/VirtuaLabTV

Estação-Escola de TV Digital/VirtuaLabTV

Projeto aprovado no edital XPTA.LAB (Programa Laboratóios de Experimentação e Pesquisa em Tecnologias Audiovisuais) e financiado pelo Ministério da Cultura. O objetivo principal desse projeto de excelência é a formação de uma rede distribuída e colaborativa de produção de programas para televisão digital interativa.

Esta rede será montada com base no compartilhamento da infra-estrutura física e equipamentos disponíveis em uma Estação-Escola de Televisão Digital. Para viabilizar tal compartilhamento será desenvolvida uma ferramenta que viabilizará o uso remoto e compartilhado dos equipamentos da EETVD. Esta ferramenta será o VirtuaLabTV que será uma espécie de laboratório virtual para testes a distância de conteúdos audiovisuais interativos. Essa ferramenta configurará os equipamentos de transmissão e recepção e reproduzirá as interações do usuário no ambiente real, além de mostrar ao usuário o conteúdo sendo executado no ambiente real, tudo isso de forma simples e remota.

Além da EETVD e do VirtualLabTV, a rede utilizará também ferramentas para intercâmbio e transmissão de vídeo digital via Internet desenvolvidas no LAVID.

O EEDTV/VirtuaLabTV também coordena 12 projetos consorciados que farão os testes para a ferramenta desenvolvendo e testando 11 programas audiovisuais interativos.

PROJETOS CONSORCIADOS:

1: Pontão de Cultura Rede Nordestina Audiovisual_RNA – João Pessoa (PB)
2: Núcleo de Produção Digital – Fortaleza (CE)
3: Núcleo de Produção Digital – Aracajú (SE)
4: Núcleo de Produção Digital – Belém (PA)
5: Núcleo de Produção Digital – Rio Branco (AC)
6: Associação Baiana de Cinema e Vídeo / ABD-BA – Salvador (BA)
7: Fundação Aperipê de Sergipe – Aracajú (SE)
8: TV UFMA – São Luis (MA)
9: Associação Brasileira de Documentarista – ABD/PB João Pessoa (PB)
10: Núcleo de Produção Digital – NPD Teresina (PI)
11: Ponto de Cultura / ONG Ideário Comunicação Cultura e Educação Popular Maceió (AL)