Site do Geração Saúde 2 da TV Escola – LAViD/UFPB Núcleo de Pesquisa e Extensão

Site do Geração Saúde 2 da TV Escola

Desenvolvimento de conteúdo transmídia para o projeto Geração Saúde 2 da TV Escola

A proposta do site Geração Saúde 2 teve como demanda o desenvolvimento de um site direcionado ao público adolescente que assista aos episódios da série televisiva Geração Saúde 2 da TV Escola (MEC) com conteúdo transmídia. Para isto, buscou-se criar uma identificação da interface gráfica e da proposta do jogo interativo com este público. A solicitação original para o jogo do Geração saúde 2 foi de uma simulação dos jogos de tabuleiro, com um trajeto de casas por onde o jogador iria avançando com seu pino de acordo com os números indicados por um dado. Cada casa deveria conter uma pergunta que ao ser respondida somaria pontos ao placar do jogador.

Baseado nesta idéia inicial elaborou-se os objetivos do jogo:

a) Ser uma ferramenta efetiva de ensino aprendizagem interativa;

b) Ser capaz de prender a atenção do público adolescente, e

c) Funcionar como um meio de divulgação da série Geração Saúde pela Internet.

A partir desses objetivos, percebeu-se que era preciso de algo mais original do que um jogo de tabuleiro comum, uma vez que o internauta possui uma atitude ativa em escolher o conteúdo com que interage. Desta forma a aplicação precisava competir pela atenção do usuário em meio às milhares de possibilidades da Internet.

Iniciou-se as pesquisas em temáticas adolescentes e movimentos da arte contemporânea ligados ao perfil jovem, elaborou-se brainstorms.  Optou-se por uma adaptação dos elementos do jogo de tabuleiro tradicional a

um ambiente tridimensional onde o jogador pudesse entrar no tabuleiro. Outro ponto muito importante foi a elaboração de algum tipo de premiação para o jogador se sentir estimulado a terminar o jogo, além do próprio objeto servir como estratégia de divulgação.

Foi formatada a idéia de personagens customizáveis em que o jogador utiliza como pinos durante o jogo e ao final pode imprimi-lo e montá-lo como um paper toy (bonequinho de papel). Esta proposta atende à todos os requisitos, além de se tornar um ótimo meio de divulgação da série. Além dos personagens customizáveis, o usuário também pode escolher um dos personagens da série para servir de pino durante o jogo, e caso obtenha um desempenho satisfatório pode imprimi-lo e montá-lo.

O site Geração Saúde 2 faz parte do Projeto GeraçãoSaúde 2 que teve financiamento do Ministério da Educação – MEC e coordenação geral da TV Escola. Este projeto foi desenvolvido pela equipe do Núcleo Lavid da UFPB. O financiamento deu-se por meio de edital em chamada pública lançado pelo MEC/TV Escola. O conteúdo do site é de responsabilidade do Laboratório de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP sob coordenação da TV Escola. O endereço do site é  www.geracaosaude.fm.usp.br.

O site Geração Saúde 2 desenvolvido pela equipe do Lavid durante o projeto Geração Saúde 2 foi selecionado no Prix Jeunesse Iberoamericano Brasil 2011 – Festival de Produções Audiovisuais e Digitais para Criança e Adolescente. Este é um evento que reúne produções dedicadas à criança e ao adolescente.

Início: Dezembro de 2009
Fim: Dezembro de 2010