Infravida – LAViD/UFPB Núcleo de Pesquisa e Extensão

Projetos


Infravida

Infraestrutura de Vídeo Digital para Aplicações de Telemedicina

Este projeto objetivou a integração de esforços já em andamento à epoca: HealthNet, DynaVideo e do OpenH323. O HealthNet, inicialmente aplicado na Rede RecifeATM, foi projetado baseando-se nas necessidades dos prestadores de assistência em saúde, visando implantar um processo de cooperação entre grandes Centros Especialistas de Recife e a prestação de serviços de diagnóstico remoto para locais menos favorecidos da região metropolitana e interior de Pernambuco.

No contexto do projeto NatalNet foi desenvolvido um serviço de distribuição de vídeo MPEG-2 denominado DynaVideo. Durante o congresso da SBC, em agosto de 2001, o uso deste sistema em uma aplicação de telemedicina foi testado com a transmissão de um exame de ecocardiografia fetal em paralelo a realização de uma videoconferência com participação de médicos em Recife (Hospital Português), Natal (UFRN) e Fortaleza (auditório do Congresso da SBC) [21]. Neste experimento ficou patente a necessidade de integrar a transmissão do vídeo do exame (alta qualidade com MPEG-2) ao sistema de H.323 que dava suporte a videoconferência.

Também ficou clara a necessidade de customizar o ambiente H.323 com ferramentas de suporte ao trabalho cooperativo especializadas para o ambiente médico. No contexto do projeto InfraVIDA, pretende-se integrar a implementação de código aberto do padrão H.323 com suporte para transmissão de vídeo de baixa qualidade (H.261 e H263), o OpenH323 [19], os sistemas de distribuição de vídeo de alta qualidade DynaVideo (vídeo MPEG-2 ou H.262), e de suporte ao trabalho cooperativo de médicos, o HealthNet.

Área de Pesquisa: Redes e Sistemas Colaborativos Distribuídos

 

Pessoas

 

[Total: 0    Average: 0/5]