I2TV – LAViD/UFPB Núcleo de Pesquisa e Extensão

Projetos


I2TV

Infraestrutura Internet2 para Desenvolvimento e Teste de Ferramentas e Programas para Televisão Interativa

O projeto I2TV tem por objetivo dar suporte a formação de um consórcio para desenvolvimento e teste de aplicações e ferramentas para TV Interativa em ambiente Internet2.

Fazem parte do consórcio as universidades UFRN, PUC-Rio, USP-SP e UFSC e as emissoras de televisão TVU-RN, TVE-RJ, TV Cultura-SP e TV Cultura-SC.

O projeto prevê o estudo dos três componentes essenciais em aplicações interativas de vídeo digital em banda larga: a geração de conteúdo, os exibidores (formatadores) temporais, presentes nos set-top boxes, e os sistemas (redes) de suporte a distribuição.

Uma série de questões permanecem em aberto em relação ao tema TV Interativa. A principal delas é a própria definição do que é um serviço de TV Interativa. No contexto deste projeto televisão interativa é definida como a junção das tecnologias associadas à difusão de vídeo com tecnologias interativas viabilizadas por um “canal de retorno” ligando terminais de acesso avançados com as emissoras de televisão.

A maioria dos padrões e produtos que estão sendo propostos e implementados apontam claramente para uma integração de tecnologias de broadcast de vídeo digital com a WWW. O conjunto de aplicações que surgirão, ou serão estendidas, como conseqüência desta integração é bastante vasto. Alguns exemplos são comércio eletrônico via TV, ou t-comerce, broadcasting de vídeo na Internet, vídeo sob demanda etc.

Exemplos de aplicações que serão estendidas incluem programas de auditório com participação em tempo real dos telespectadores de suas casas, TVs comunitárias interativas, versões interativas de programas de televisão educacionais como o Telecurso etc.

Área de Pesquisa: TV Digital

 

Pessoas

 

[Total: 0    Average: 0/5]