GPJEDi – LAViD/UFPB Núcleo de Pesquisa e Extensão

Projetos


GPJEDi

Grupo de Pesquisa em Jogos Eletrônicos Distribuídos

O GPJEDi, grupo orientado pela Prof.ª Dr.ª Tatiana Aires Tavares, foi recém criado dentro do Lavid com o objetivo de explorar novas áreas dentro de Sistemas Multimídia, especialmente jogos e novas formas de interação humano computador. Atualmente o grupo foca três áreas de pesquisa:

1. Desenvolvimento de Jogos para TVDigital (SBTVD): · A TV Digital possui grandes possibilidades, pois tem como objetivo atingir milhões de pessoas no Brasil e em diversos países que estão adotando o padrão brasileiro. Uma dessas possibilidades é o uso de jogos, não apenas para o entretenimento, mas como forma de aprendizagem e conscientização. Desta forma, estamos pesquisando maneiras de facilitar o desenvolvimento de jogos para o SBTVD e quais as reais possibilidades de uso dos jogos neste ambiente. Estes trabalhos já foram iniciados, e já possuímos resultados como o GingaHero.

2. GameClouding: · Clouding Games (Jogos em Nuvem) é uma nova tendência no desenvolvimento de Jogos Eletrônicos Distribuídos. Esta abordagem propõe que os usuários, ou clientes, acessem um portal e iniciem o jogo sem a necessidade de qualquer instalação prévia, uma vez que os jogos são recebidos no cliente (computadores, game consoles, celulares, TV Digital, etc.) como um streaming de vídeo. Este trabalho tem o objetivo de investigar esta nova tecnologia e propor uma plataforma aberta que suporte o desenvolvimento de clouding games, abstraindo as suas particularidades técnicas;

3. Interação Humano Computador: · Novos dispositivos de IHC estão surgindo e se tornando cada vez mais populares, como é o caso de interação sem que o usuário perceba o uso de dispositivos. Essa modalidade que mescla realidade aumentada e visão computacional abre um leque de possibilidades de uso, não apenas na área de games, mas em áreas como as de saúde e robótica. Alem da investigação das técnicas e ferramentas necessárias para o oferecimento desse tipo de funcionalidade, também nos propomos a estudar as formas de avaliação de usabilidade, interação e acessibilidade do uso desses novos dispositivos.

Início: Fevereiro de 2011
Fim: Dezembro de 2011

Área de Pesquisa: Multimídia e Jogos

Website: http://jedi.lavid.ufpb.br/

 

Pessoas

 

[Total: 0    Média: 0/5]