TV Digital – LAViD/UFPB Núcleo de Pesquisa e Extensão

Lavid na mídia

Atividade de pesquisa


TV Digital

Desenvolvimento de aplicações para TV Digital Interativa, estudo de dispositivos de interação, desenvolvimento de middleware, avaliação de usabilidade e interatividade e testes de plataformas.

By: Wednesday August 26th, 2015 5,729 views Visualizações

A primeira transmissão oficial de sinal de TV digital no Brasil ocorreu em 2 de dezembro de 2007, às 21h20, na Sala São Paulo, na cidade de São Paulo. Além de melhorar a qualidade de som e imagem, o formato digital abre novas possibilidades através da implantação de um middleware para TV Digital. No caso do sistema brasileiro um middleware aberto, o Ginga.

O Ginga é constituído por um conjunto de tecnologias padronizadas e inovações brasileiras que o tornam a especificação de middleware mais avançada e a melhor solução para os requisitos do país.

No cenário atual, o LAVID é um dos poucos laboratórios do Brasil capaz de executar em uma infraestrutura real um programa de TV Digital e Interativa. Para tanto, o laboratório conta com uma plataforma de transmissão DVB e ATSC constituída de câmeras e VTs digitais HDTV e SDTV, monitores de vídeo e televisores HDTV e SDTV, codificadores MPEG-2, SDTV e HDTV, gerador de carrossel DSMCC, encapsulador de datagramas IP em fluxo MPEG-TS, multiplexador MPEG-2 TS e modulador QAM.

Adicionalmente, o LAVID possui set-top boxes (STBs) comerciais e de referência onde é possível executar implementações de vários tipos de middlewares para TV Digital. Os STBs são utilizados para testes dos conteúdos e programas para TV Digital, transmitidos a partir da plataforma de transmissão. O laboratório também dispõe de placas de sintonização de TV Digital nos padrões DVB e ATSC que são utilizadas para a exibição de vídeos e execução de programas de TV Digital e Interativa em computadores do tipo PC.

As pesquisas realizadas na área de TV Digital no Brasil estão na vanguarda desta área de pesquisa no Brasil e no mundo. Trabalhamos com temáticas de pesquisa que abrangem desde o desenvolvimento do middleware brasileiro ate o desenvolvimento de aplicativos e ferramentas para TV Digital.

O Ginga, por exemplo, é fruto do esforço dos laboratórios Telemídia da PUC-Rio e LAViD da UFPB.

E-mail para contato: tvdigital [at] lavid.ufpb.br

[Total: 0    Average: 0/5]