By: lavid Wednesday August 26th, 2015 7,132 views Visualizações
A linha de pesquisa “Redes e Sistemas Colaborativos” visa investigar e desenvolver modelos, técnicas e ferramentas para: o desenvolvimento distribuído de software, montagem de infraestrutura para transmissão de vídeo (sob demanda e ao vivo), avaliação de desempenho de redes e de serviços e para o desenvolvimento de tecnologias Web 2.0 e redes sociais.
O desenvolvimento distribuído de software é uma área de pesquisa que se preocupa em discutir problemas e soluções relacionados às técnicas, métodos, ferramentas, ambientes e processos de Desenvolvimento Distribuído de Software (DDS). Nessa área um dos projetos desenvolvidos no LAVID que merece destaque é o GINGACDN (Code Development Network). Este projeto propõe a criação, a operação e o gerenciamento de uma rede de desenvolvimento de código para o middleware brasileiro – o Ginga.
(Veja mais na reportagem “Você já ouviu falar do Ginga CDN?” – Revista Convergência Digital)
Outra vertente desta linha de pesquisa é o desenvolvimento de infraestrutura para transmissão de vídeo digital de forma sob demanda ou ao vivo. Nesse sentido o LAVID em conjunto com um de seus parceiros – a RNP – já atuou em dezenas de experimentos em transmissão de vídeo digital no país e no exterior. Por exemplo, no contexto do projeto GTMDA foram desenvolvidas ferramentas que possibilitaram a realização de espetáculos em Dança Telemática com participação de dançarinos remotamente. O espetáculo E-Pormundos Afeto (vídeo abaixo) é uma demonstração no uso do artefato tecnológico desenvolvido no LAVID para interligar vídeo em alta definição em tempo real, dançarinos remotos e agentes robóticos em um só espetáculo de dança telemática.
A Web 2.0 e as Redes Sociais são tendências em termos de pesquisa e desenvolvimento nos dias atuais. Sistemas são desenvolvidos para interligar computadores, serviços e pessoas no mundo cada vez mais conectado. Nesse sentido, o LAVID atua no desenvolvimento de técnicas e ferramentas para apoiar a criação, a operação e a interação dessas redes e serviços. Um exemplo de rede já em operação é a Rede Nordestina Audiovisual (RNA) que integra agentes que atuam em atividades de audiovisual (produção, formação ou difusão) sediados na região Nordeste.
E-mail para contato: redes lavid.ufpb.br