NPE/Lavid abre hoje inscrição de seleção de bolsistas para o Projeto Suite VLibras – LAViD/UFPB Núcleo de Pesquisa e Extensão

By: 06 de novembro de 2014 1.106 views Visualizações

content_lavid-logoO NPE/Lavid torna público hoje o edital de seleção de bolsistas para o Projeto “Suite VLibras: Tradutor Automático de Conteúdos Digitais para LIBRAS em Código Aberto e Distribuição Livre”. São ofertadas 31 vagas de bolsista para diversos perfis de pesquisadores da área de Computação, Redes de Computadores, Engenharia de Computação, Comunicação Social, Mídias Digitais e áreas afins.

O projeto “Suite VLibras” tem como objetivo desenvolver uma Suíte de ferramentas computacionais, denominada Suite VLibras. Esta Suíte permitirá que conteúdos em LIBRAS possam ser gerados automaticamente em Desktops, dispositivos móveis e plataformas Web, tornando-as acessíveis para pessoas surdas. O Suíte VLibras é um projeto financiado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão do Governo Federal.

Este projeto é um dos resultados alcançados por uma série de pesquisas desenvolvidas desde 2009 na área acessibilidade pelo Núcleo Lavid. Esta linha de investigação está sob a coordenação do professor Tiago Maritan, coordenador do Núcleo Lavid da UFPB.

As inscrições acontecem hoje, 06/11, e vai até segunda-feira, 10/11. Os interessados em participar do processo podem se inscrever enviando um e-mail com o material exigido, conforme descrito no edital de seleção, para o seguinte endereço: selecao-vlibras@lavid.ufpb.br.

Estão aptos a participar da seleção alunos de graduação (regularmente matriculado) nos cursos de Ciência da Computação, Redes de Computadores, Engenharia de Computação, Mídias Digitais, Comunicação Social, e áreas afins) ou pós-graduação (pós-graduação em Informática ou áreas afins) da Universidade Federal da Paraíba e pesquisadores com experiência comprovada.

A seleção ocorrerá em duas etapas: análise de currículo e entrevista presencial realizadas por uma comissão de pesquisadores do Núcleo Lavid. Confira os períodos e principais requisitos para se candidatar a vaga no edital de seleção. O resultado final da seleção será divulgado no site do NPE/Lavid.