Núcleo Lavid e RNP fazem primeira transmissão 4K ao vivo em telessaúde do Brasil para San Diego – LAViD/UFPB Núcleo de Pesquisa e Extensão

By: 10 de dezembro de 2013 1.168 views Visualizações

Pesquisadores brasileiros fazem hoje, dia 10, a partir das 16h (horário de Brasília), o primeiro experimento de transmissão simultânea de vídeos ao vivo com qualidade Ultra HD (4K – definição quatro vezes melhor que da TV digital e blu ray) de cirurgias envolvendo 5 hospitais. O conteúdo transmitido é formado por vídeos ao vivo de procedimentos cirúrgicos realizados nos hospitais universitários das cidades de Natal, Porto Alegre, Brasília e Vitória. Também haverá um procedimento cirúrgico da área odontológica feito pela Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP), em São Paulo.

A visualização simultânea da transmissão acontece nas salas de projeção da Atkinson Hall da University of California, em San Diego, e do Hotel San Marco, em Brasília. Em San Diego, a demonstração da projeção ao vivo ocorre durante a palestra “Way 4K FOGO for Telemedicine”, do professor da Universidade Federal da Paraíba, Guido Lemos, durante o CineGrid International Workshop 2013.

“A partir dessa demonstração, queremos provar que é possível transmitir cirurgia de UHD (4K) simultaneamente no Brasil. A nossa intenção é por meio da exibição de imagens de alta definição possibilitar uma melhoria no desempenho da cirurgia no caso de uma segunda opinião médica durante o procedimento e também no ensino de telemedicina”, destacou o professor Guido Lemos, um dos responsáveis pelo experimento.

A tecnologia que permite essa transmissão 4K (3840X2160 pixels) é o sistema Suíte Fogo desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão Lavid da UFPB, em parceira com a RNP. O Suíte Fogo é um conjunto de softwares que permite o armazenamento, transmissão ao vivo e execução de imagens em super alta definição na resolução 4K, além da comunicação instantânea entre os envolvidos no evento transmitido e o público.

O experimento é coordenador pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), através do projeto Rute 2.0 (Rede Universitária de Telemedicina). Os procedimentos cirúrgicos serão realizados pelo Hospital Universitário de Brasília (UNB), Hospital Universitário Onofre Lopes (UFRN), Hospital de Clínicas de Porto Alegre (UFRS), Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes (UFES) e Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP).

Sobre a RNP:

Qualificada como uma Organização Social (OS), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável pelo Programa Interministerial RNP, que conta com a participação dos ministérios da Educação (MEC), da Saúde (MS) e da Cultura (MinC). Pioneira no acesso à Internet no Brasil, a RNP planeja e mantém a rede Ipê, a rede óptica nacional acadêmica de alto desempenho. Com Pontos de Presença em 27 unidades da federação, a rede tem mais de 800 instituições conectadas. São aproximadamente 3,5 milhões de usuários usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração entre o sistema de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde e Cultura.

Sobre o CineGrid:

O CineGrid é uma associação internacional sem fins lucrativos, integrada por entidades e estúdios de cinema, empresas de tecnologia, universidades e redes de pesquisa de vários países do mundo. As entidades que compõem o CineGrid formam um grupo interdisciplinar focado no uso de redes de alta capacidade para distribuição de conteúdos artísticos, educacionais, científico e de entretenimento.

Redação: Kellyanne Alves – Jornalista NPE/Lavid

Foto: Valdecir Becker