Núcleo Lavid expõe soluções tecnológicas na Conferência Brasil-Canadá – LAViD/UFPB Núcleo de Pesquisa e Extensão

Lavid na mídia

Notícia


Núcleo Lavid expõe soluções tecnológicas na Conferência Brasil-Canadá

By: Thursday December 5th, 2013 1,029 views Visualizações

Os participantes da Conferência Brasil-Canadá 3.0, que começa nesta quinta-feira (5), terão a oportunidade de conhecer e interagir com quatro plataformas digitais, desenvolvidas por pesquisadores do Núcleo Lavid/UFPB e Centro de Informática da UFPB, que estão sendo mostradas na área de exposições do evento, no Centro de Convenções de João Pessoa. Estão à disposição do público os projetos Brasil 4D e Pamin, além das ferramentas de visualização “Análise de acesso à educação” e  “Localização de viaturas policiais”.

O Projeto Brasil 4D é a primeira experiência de interatividade na TV pública digital e aberta do país com famílias de baixa renda e foi implementado, em João Pessoa, sob a coordenação do diretor do Centro de Informática, Guido Lemos, e pela pesquisadora em TV digital, Madrilena Feitosa.  Durante a exposição, a plataforma digital interativa, que foi testada com 100 famílias de três bairros de João Pessoa, será disponibilizada ao público da conferência, que poderá interagir com as novas funcionalidades  da TV digital.   Esse projeto, que foi concebido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), ganhou prêmio nacional e internacional, em agosto deste ano, e foi realizado com o apoio da TV UFPB, TV Câmara de João Pessoa, Prefeitura de João Pessoa e outros parceiros.

Ao visitar o estande do Pamin (Patrimônio, Memória e Interatividade) os participantes terão acesso a uma plataforma virtual na internet, que oferece armazenamento, catalogação e disseminação de informações espaço-temporais sobre manifestações artísticas e culturais que compõem o patrimônio cultural material e imaterial que representam a diversidade cultural do Brasil. O Pamin é coordenado pela professora de Antropologia Social, Luciana Chianca, e integra a informática, antropologia e áreas afins no campo da cultura digital, congregando professores, alunos, servidores e pesquisadores, através da extensão universitária associada à pesquisa e ao ensino.

Através da ferramenta de visualização “Análise do Acesso à Educação”, o público presente à Conferência Brasil-Canadá 3.0 poderá conhecer, por meio de infográficos interativos, a evolução do acesso de pessoas com perda auditiva à educação básica e superior no país. Essa solução tecnológica foi desenvolvida sob a coordenação do professor Ed Porto, do Centro de Informática da UFPB, e venceu o Concurso Nacional de Dados Abertos, na categoria “Infográficos”. O concurso foi promovido pelo Ministério do Planejamento (MP) e a premiação foi anunciada dia 22 de novembro, durante o II Encontro Nacional de Dados Abertos, em Brasília.

Pesquisa

Outra inovação que será mostrada na exposição do evento é a ferramenta  “Localização de viaturas policiais”, desenvolvida para atender uma demanda crescente, principalmente nos grandes centros urbanos, pelo atendimento policial em situações de emergência. De acordo com o projeto, uma ferramenta web permitirá um posicionamento estratégico das viaturas de modo que o efetivo policial atenda às demandas da comunidade, no menor tempo possível.  A pesquisa vem sendo coordenada pelo professor Lucídio Cabral, do Centro de Informática da UFPB.

Segundo Valtania Ferreira, estudante do mestrado em Engenharia de Produção da UFPB, a ferramenta visa auxiliar os gestores da Polícia Militar da Paraíba na adoção de políticas para redução e inibição da criminalidade, de forma eficiente e eficaz, com o emprego de viaturas policiais em locais estratégicos, melhorando assim a prestação de serviços à população.

Redação: Madrilena Feitosa – Ascom CI/UFP

[Total: 0    Average: 0/5]



Útima notícia

(Português do Brasil) Seleção Projeto DNA-RNA.d+

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.