Lavid/UFPB vai realizar evento nacional de WebMídia em 2014 – LAViD/UFPB Núcleo de Pesquisa e Extensão

Lavid na mídia

Notícia


Lavid/UFPB vai realizar evento nacional de WebMídia em 2014

By: Tuesday November 19th, 2013 1,116 views Visualizações

O Núcleo de Pesquisa e Extensão – Lavid do Centro de Informática da UFPB vai trazer, pela primeira vez à Paraíba, um dos maiores eventos da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), na área de Sistemas Web e Multimídia. Trata-se do Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMidia), que realizará sua vigésima edição na capital do Estado, no segundo semestre do próximo ano, e que reunirá profissionais do mercado e pesquisadores da área do Brasil e de outros países.

A próxima edição do WebMídia, em 2014, será organizada pela equipe do Núcleo Lavid sob a coordenação do professor Raoni Kulesza, do Centro de Informática. O professor disse que a candidatura foi proposta pela equipe do Núcleo Lavid, durante a versão 2013 do simpósio, realizada de 5 a 8, deste mês, em Salvador. Conforme informou, a iniciativa obteve boa receptividade por parte da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e grande apoio do Convention Bureau João Pessoa.

Raoni Kulesza disse que o evento terá uma programação muito diversificada, que inclui a apresentação de trabalhos científicos, minicursos e palestras sobre diversos temas das áreas de multimídia e web. Os participantes da vigésima edição do WebMídia terão a oportunidade de conhecer as últimas inovações em sistemas de armazenamento, processamento e transmissão de áudio e vídeo, engenharia web, web semântica, análise de redes sociais, computação ubíqua e móvel.

De acordo com a organização, João Pessoa foi escolhida para sediar o evento por várias razões. Dentre elas, o grau de hospitalidade dos paraibanos, as atrações turísticas, custo de vida baixo comparado com outras capitais brasileiras, infraestrutura excelente de hotéis e espaços para eventos, além da gastronomia regional e a proximidade de cidades do Nordeste que possuem polos tecnológicos, como Campina Grande, Recife, Natal e Fortaleza.

Outro fator que contribuiu de maneira significativa para a realização do WebMídia, em João Pessoa, é a expressividade do NPE/Lavid no segmento de Sistemas Web e Multimídia. Com 10 anos de atuação, a equipe do Lavid desenvolveu projetos e pesquisas que obtiveram reconhecimento nacional e internacional. O Núcleo conta, hoje, com 18 doutores.

Durante o WebMídia , o Lavid vai expor aos participantes a sua produção científica, projetos e produtos de grande relevância para a educação brasileira e o desenvolvimento nacional. Por exemplo, já está confirmada a realização III Workshop de TV Digital Interativa. Esse evento deve contar com a presença de mais de 100 pesquisadores ibero-americanos que participam de projetos financiados pelo CYTED, órgão espanhol que apoia pesquisas em países em desenvolvimento.

Em 2014, o NPE/LAVID vai passar a funcionar em nova sede, no Campus V de Mangabeira, onde haverá mais espaço para a expansão das atividades e para a exposição de projetos de pesquisa, ensino e extensão ao público participante do WebMídia. “O evento vai ser uma excelente oportunidade para aumentar ainda mais nossa interação com pesquisadores do Brasil e do mundo”, explica o professor Guido Lemos, diretor do Centro de Informática da UFPB.

Outro destaque do WebMedia vai ser um programa de incentivo para participação de alunos brasileiros e estrangeiros. Por meio de verba a ser disponibilizada pela Comissão Especial da SBC, o evento deverá selecionar alunos para serem contemplados com passagem, hospedagem e inscrição. A seleção vai beneficiar aqueles que irão apresentar trabalhos. Também será estimulada a participação de caravanas de alunos de graduação de várias cidades do Brasil. “Será uma grande oportunidade para alunos e pesquisadores da região conhecerem melhor a comunidade brasileira acadêmica, dessa área”, afirmou Raoni Kulesza.

Redação: Madrilena Feitosa – Ascom CI/UFPB

[Total: 0    Average: 0/5]



Útima notícia

(Português do Brasil) Seleção Projeto DNA-RNA.d+

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.