Tecnologias de acessibilidade para surdos serão debatidas em evento promovido pelo Lavid/UFPB – LAViD/UFPB Núcleo de Pesquisa e Extensão

Lavid na mídia

Notícia


Tecnologias de acessibilidade para surdos serão debatidas em evento promovido pelo Lavid/UFPB

By: 12 de novembro de 2013 1.758 views Visualizações

As pesquisas e tecnologias de última geração, desenvolvidas pela UFPB e outras instituições e outros centros de pesquisa e que permitem maior acessibilidade de pessoas surdas à TV Digital, Web e Cinema Digital serão apresentadas, pela primeira vez, aos paraibanos, durante o I SENAPES – Seminário Nacional de Acessibilidade para Pessoas Surdas. O evento será promovido, na  UFPB, em João Pessoa, pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão Lavid da UFPB e a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD), órgão da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República .

O SENAPES acontecerá dias 03 e 04 de dezembro, no auditório da Reitoria da UFPB, é aberto ao público e tem como objetivo principal a apresentação e discussão de experiências no desenvolvimento e implantação de tecnologias assistivas para promoção da acessibilidade para pessoas surdas em sistemas e tecnologias da informação e comunicação.

A temática é “Acessibilidade para Pessoas Surdas em Sistemas e Tecnologias da Informação e Comunicação” e, segundo Tiago Maritan, coordenador do evento e coordenador do Núcleo Lavid, a iniciativa reunirá especialistas no tema de várias regiões do país, também a comunidade de deficientes auditivos do Estado, além de pesquisadores, gestores e técnicos dos quadros da administração municipal, estadual e federal que atuam na promoção de políticas de assistência a surdos.

Nos dois dias do SENAPES, o público poderá conhecer de perto tecnologias assistivas desenvolvidas pela equipe do Núcleo Lavid, a exemplo do LibrasTV e CineLibras, voltadas para cidadãos com dificuldades de audição.  Iniciativas, dessa natureza, em desenvolvimento por outras universidades, também serão apresentadas, dentre elas os projetos Vlibras, LinkLibras, Prodeaf, Rybená e HandTalk.

Maritan disse que os participantes irão discutir algumas políticas e ações para promoção da acessibilidade para pessoas surdas, a exemplo da proposta de unificação nacional da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS); a convergência para um vocabulário mais uniforme, que tem como objetivo facilitar a comunicação em nível nacional; as políticas públicas federais, e a inclusão da pessoa surda na sociedade brasileira. Algumas propostas e tecnologias desenvolvidas com esse viés também serão apresentadas e discutidas.

Com essa iniciativa, a organização do SENAPES pretende criar um espaço para gestores, técnicos, pesquisadores, educadores e estudantes debaterem sobre as expectativas, demandas e ações voltadas para a melhoria do acesso à informação e a comunicação das pessoas surdas, visando promover a inclusão da pessoa surda na sociedade brasileira.

A previsão é de participação de um público de cerca de 300 pessoas. As  inscrições serão realizadas, a partir da próxima semana,  através do site do evento, cujo link será comunicado ao público, através de diversos canais de informação.

Programação –  Durante as mesas redondas do primeiro dia, os participantes vão debater sobre “Acessibilidade para Pessoas Surdas em Sistemas e Tecnologias da Informação”, tema da abertura, além de assuntos como “Políticas para Promoção da Acessibilidade no Brasil” ; “Panorama Atual da Comunicação das Pessoas Surdas no Brasil”; “Experiências no Desenvolvimento e Implantação de Tecnologias”; “A Internet e a Evolução da Cultura das Pessoas Surdas”.

No dia 04 de dezembro, a programação do SENAPES  prevê a realização de debates sobre “Panorama Atual da Inclusão de LIBRAS nas Instituições”; “Formalização e Convergência da LIBRAS”; “Experiências no Desenvolvimento e Implantação de Tecnologias”.

Redação: Madrilena Feitosa – Ascom Centro de Informática/UFPB.

[Total: 0    Média: 0/5]



Útima notícia

Seleção Projeto DNA-RNA.d+

O Núcleo de Pesquisa e Extensão LAVID do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba ...

Notícias recomendadas

terça às 11:24 11Tue, 17 Nov 2020 11:24:11 +000011.

lavid 3
SELEÇÃO PARA O PROJETO VISOAUDIO

quarta às 09:56 09Wed, 12 Jun 2019 09:56:47 +000047.

cropped-lavid-1.png
Resultado da seleção do edital Nº 002/2019 – GR/UFPB