Professor Guido Lemos relata experiência do SBTVD para ANAC em Cabo Verde – LAViD/UFPB Núcleo de Pesquisa e Extensão

Lavid na mídia

Notícia


Professor Guido Lemos relata experiência do SBTVD para ANAC em Cabo Verde

By: Thursday October 31st, 2013 1,162 views Visualizações

Entrevista de Guido Lemos ao Jornal da Noite da RTC de Cabo Verde

O professor Guido Lemos apresentou nesta quarta-feira, 30/10, na cidade da Praia, em Cabo Verde, a experiência de implementação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD). A exposição do pesquisador em TV digital foi feita para técnicos do governo e profissionais da Agência Nacional das Comunicações (ANAC) de Cabo Verde, durante o Workshop TV Digital.

Na oportunidade, Guido Lemos demonstrou como aconteceu o processo de transição do sistema de radiodifusão televisiva analógica para digital no Brasil. Esse evento é uma ação do governo de Cabo Verde, que assinou o Plano de Genebra 2006 com a União Internacional das Telecomunicações (UIT). Nesse acordo foi deliberado como prazo limite para o desligamento do sinal analógico televiso terrestre (switch off) em Cabo Verde o dia 17 de Junho de 2015.

Na terça-feira e hoje, 31/10, dentro do programa de visitas, Guido Lemos se reuniu com os ministros e representantes no Palácio do Governo, em Cabo Verde, para divulgar as possibilidade de uso do padrão SBTVD. Na terça-feira, 29/10, a reunião aconteceu com o presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional de Comunicações (ANAC), David Gomes; ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação, António Correia e Silva; ministro da Cultura, Mário Lúcio, e ministra das Infraestruturas e Economia Marítima, Sara Lopes.

Na reunião de hoje estiveram presentes o ministro dos Assuntos Parlamentares, Rui Semedo e o ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação, António Correia e Silva. Após a reunião o professor foi convidado a visitar a Radiotelevisão Caboverdiana (RTC). A intenção do governo de Cabo Verde é debater estratégias de transição do sistema digital a partir das experiências brasileiras.

Confira a entrevista do professor Guido Lemos na matéria produzida pela RTC sobre o Workshop TV Digital clicando aqui.

Redação: Kellyanne Alves – Núcleo Lavid

[Total: 0    Average: 0/5]



Útima notícia

(Português do Brasil) Seleção Projeto DNA-RNA.d+

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.