Núcleo Lavid recebe comissão da RNP e Ancine e apresenta seus projetos aos visitantes – LAViD/UFPB Núcleo de Pesquisa e Extensão

Lavid na mídia

Notícia


Núcleo Lavid recebe comissão da RNP e Ancine e apresenta seus projetos aos visitantes

By: 13 de março de 2013 185 views Visualizações

Guido Lemos apresenta os projetos do Lavid aos representantes da Ancine e RNP

O Núcleo Lavid do Centro de Informática da UFPB apresentou, na tarde desta terça-feira, 12, para técnicos da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e da Agência Nacional de Cinema (Ancine) os mais recentes avanços da tecnologia Fogo Player, desenvolvida pelo Lavid e que permite a projeção de imagens em ultra HD (4K).

Durante a visita, o grupo conheceu outros projetos de nível nacional como o CineLibras e o GTAaaS que fazem uma representação em Libras do conteúdo do áudio no cinema digital e Web, através de um dicionário de sinais. Aos visitantes também foi apresentado o projeto da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que testa a interatividade e outras funcionalidades da TV digital com 100 famílias de baixa renda de João Pessoa.

Para as equipes da RNP e da Ancine foram exibidas imagens, captadas em tempo real, com qualidade ultra HD (4K), e também um vídeo que apresenta trechos da primeira transmissão brasileira, ao vivo, de uma cirurgia cardíaca na resolução 4K, protagonizada pelo Núcleo Lavid e que aconteceu no último dia 26, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Durante a exibição, na cidade de Natal, os pesquisadores do Lavid utilizaram a tecnologia do Fogo Player, que permitiu uma taxa de transferência das imagens e som de 4,5 Gbps, que é 450 vezes mais rápida do que uma conexão de internet padrão de 10 MB.

A experiência, em Natal, usou a infraestrutura da rede Comep da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP, financiadora do projeto de pesquisa. A transmissão também contou com parceira do Hospital Universitário Onofre Lopes, responsável pela realização do procedimento cirúrgico, e com o Laboratório de Realidade Virtual da UFRN.

A tecnologia Fogo Player foi apresentada pelo coordenador do Lavid, professor Guido Lemos, e pelo gerente do projeto, Lucenildo Lins.  O professor Tiago Maritan, do Centro de Informática, mostrou aos visitantes o potencial do CineLibras e do GT-AaaS, na condição de gerente e um dos idealizadores do projeto. A jornalista da UFPB e gerente do projeto, Madrilena Feitosa, exibiu para o grupo os vídeos interativos desenvolvidos pela TV UFPB e Lavid e outras universidades e que estão sendo transmitidos para cidadãos do Bolsa Família de João Pessoa.

O gerente de Projetos da RNP, Daniel Caetano, disse que a RNP já apoiou diversos projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Lavid e ressaltou a importância da tecnologia Fogo Player para a melhoria da formação de profissionais da área de saúde. Ele afirmou que transmissões em alta definição e em tempo real como a que foi testada com sucesso pelo Lavid terão uma gama de aplicações em um futuro próximo, servindo não apenas para exibir cirurgias e outros procedimentos de equipes médicas. A comissão da RNP também foi integrada por Marcelino Cunha, especialista em Tecnologia da Informação e Comunicação; Vinicius Postai, Analista de Negócios, e Sérgio Cintra, consultor.

A Ancine esteve representada por Ronaldo Gurgel do Amaral e João Carlos Levi, da Gerência de Tecnologia da Informação.

Redação: Madrilena Feitosa  – Jornalista

Fotos: Núcleo Lavid

[Total: 0    Média: 0/5]



Útima notícia

NPE/Lavid lança edital de seleção de bolsistas

O NPE/LAViD- Núcleo de Pesquisa e Extensão em Aplicações de Vídeo Digital - LAViD, através ...

Notícias recomendadas

sexta às 14:28 02Fri, 01 Jul 2016 14:28:57 +000057.

27
NPE/LAViD divulga resultado final da seleção de bolsistas

quarta às 16:46 04Wed, 15 Jun 2016 16:46:03 +000003.

cropped-lavid-1.png
NPE/Lavid lança edital de seleção de bolsistas