NOTA DE ESCLARECIMENTO – LAViD/UFPB Núcleo de Pesquisa e Extensão

Lavid na mídia

Notícia


NOTA DE ESCLARECIMENTO

By: Monday February 18th, 2013 892 views Visualizações

Informamos à comunidade universitária e a toda a sociedade que a equipe do Núcleo Lavid (Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital) foi surpreendida, no último dia 08, com a entrega, por uma empresa de transporte de cargas, nas dependências do Lavid, de caixas contendo pedras, madeiras e isopor.

Esses materiais foram trazidos ao Núcleo no lugar de equipamentos audiovisuais que estavam sendo aguardados para a continuidade de pesquisas sobre cinema digital. O fato foi amplamente noticiado pela imprensa local.

O Núcleo Lavid desenvolve pesquisas de ponta, principalmente nas áreas de TV digital e cinema digital 4K. Há dois anos a pesquisa em cinema digital do Projeto de Visualização Avançada, financiado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), está em andamento nesse núcleo. Os avanços científicos conquistados pelos pesquisadores nesse projeto já alcançaram respeito e destaque nacional e internacional no campo.

Diante da irregularidade testemunhada por funcionários e estudantes do Centro de Informática e do Lavid, a equipe do Núcleo se recusou a atestar o recebimento da referida carga e, de imediato, comunicou o fato à Polícia Federal para as devidas providências.

A coordenação do Lavid se dirigiu à sede da Polícia Federal, em João Pessoa, para registrar a ocorrência. Na última quinta-feira, 14, uma equipe de peritos da PF esteve nas dependências do Lavid para fazer uma perícia técnica em todas as caixas.

Os equipamentos audiovisuais que deveriam ter chegado ao Lavid foram importados dos Estados Unidos e são essenciais para o andamento de pesquisas de última geração em cinema digital.

Esses equipamentos estão segurados, de modo que a instituição já tomou as providências necessárias para o ressarcimento do material junto à empresa seguradora. Na manhã de hoje, 18, um comissário de avarias da empresa seguradora fez uma vistoria técnica da carga. O resultado dessa vistoria está sendo encaminhado ainda hoje a empresa responsável pelo seguro que tomará as providências necessárias para o ressarcimento dos equipamentos ao Núcleo Lavid/UFPB.

A Polícia Federal já abriu inquérito para apurar as irregularidades e esclarecer o desaparecimento dos equipamentos. Em atendimento a solicitação da Polícia Federal, o Núcleo Lavid informa que todas as informações sobre essa investigação devem ser buscadas junto às autoridades policiais competentes.

Todas as iniciativas que competiam ao Núcleo Lavid e UFPB foram adotadas e a equipe aguarda a apuração dos fatos pelas autoridades competentes. Confiante no trabalho da Polícia Federal, o Núcleo Lavid espera que os fatos sejam elucidados no mais breve período de tempo, sem maiores prejuízos à pesquisa.

 

PROF. GUIDO LEMOS DE SOUZA FILHO

COORDENADOR DO NÚCLEO LAVID

JOÃO PESSOA, 18 DE FEVEREIRO DE 2013

[Total: 0    Average: 0/5]



Útima notícia

(Português do Brasil) Seleção Projeto DNA-RNA.d+

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.