João Pessoa é a primeira capital a testar interatividade com público do Bolsa Família – LAViD/UFPB Núcleo de Pesquisa e Extensão

By: 13 de dezembro de 2012 855 views Visualizações

João Pessoa foi a Capital escolhida para ser protagonista da primeira experiência de testes de conteúdos interativos com famílias de baixa renda. Vídeos interativos com informações sobre serviços do Governo Federal serão transmitidos, pela primeira vez, para famílias do Programa Bolsa Família de João Pessoa. O lançamento acontece nesta sexta-feira, às 16h, na Rua Industrial João Ursulo, nº 500, comunidade Bela Vista, no bairro do Cristo Redentor. Os conteúdos foram produzidos pela TV UFPB, Núcleo Lavid/UFPB, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Católica de Brasília (UCB) e Banco do Brasil.

A transmissão dos vídeos interativos, com informações sobre cursos e empregos, saúde e outros benefícios de programas do Governo Federal, será através do sinal digital da TV Câmara de João Pessoa, que inaugura a transmissão do sinal digital nesta sexta-feira, às 14h, no Plenário Senador Humberto Lucena da Câmara Municipal da Capital.

A iniciativa dos testes de interatividade é coordenada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), através do projeto de Rede Nacional de Radiodifusão Pública Digital Interativa. O projeto conta ainda o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de João Pessoa, TV Câmara Federal e a sua afiliada local, além da TV UFPB, Núcleo Lavid.

O superintendente de Suporte da EBC, André Barbosa, coordena este projeto piloto de interatividade. Na TV UFPB, a produção foi coordenada pela jornalista e mestre em TV digital, Madrilena Feitosa, com a supervisão da diretora do Núcleo de Produção, Comunicação e Artes, Sandra Moura. No âmbito do Núcleo Lavid, o desenvolvimento das aplicações interativas esteve sob a coordenação do professor e coordenador do Núcleo, Guido Lemos, e da jornalista e mestre em TV digital, Kellyanne Alves.  Na UFSC, o projeto esteve sob a coordenação do professor Fernando Crocomo, e na UCB, do professor Alexandre Kieling. Os testes das aplicações interativas foram realizados pela empresa TOTVS.