Núcleo Lavid e TV UFPB participaram dos testes de interatividade em João Pessoa – LAViD/UFPB Núcleo de Pesquisa e Extensão

Núcleo Lavid e TV UFPB participaram dos testes de interatividade em João Pessoa

By: 10 de dezembro de 2012 916 views Visualizações

O dia de realização do primeiro teste de interatividade na TV pública brasileira com famílias de baixa renda já está definido. Será na próxima sexta-feira, 14, no turno da tarde, durante a solenidade de lançamento da transmissão digital pela TV Câmara de João Pessoa.  Nessa data, 100 beneficiários do programa Bolsa Família, de João Pessoa, vão assistir, em suas TVs, a primeira exibição de vídeos interativos com informações de programas sociais do Governo Federal. Os vídeos, que permitem ao telespectador fazer escolhas, enquanto são transmitidos, foram produzidos pela TV UFPB, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Católica de Brasília (UCB), Núcleo Lavid da UFPB e Banco do Brasil. O projeto é uma iniciativa da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e tem o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de João Pessoa, TV Câmara Federal e a sua afiliada local, além de outros parceiros.

Um grande diferencial dessa proposta, que projeta a Paraíba, no plano nacional, é que se trata da primeira experiência de interatividade na TV aberta e pública brasileira, que oferece ao cidadão um canal de serviços da EBC, uma espécie de canal extra, através do qual os programas-piloto interativos serão exibidos. Trata-se de um projeto, de nível nacional, que pretende ampliar e fortalecer o sistema público de comunicação e radiodifusão do Brasil para universalizar o acesso da população a uma programação diferenciada e interativa.

O canal interativo serviços da EBC, com transmissão digital, será disponibilizado para 100 famílias dos bairros de Mandacaru, Cristo e Colinas do Sul, inscritas no Bolsa Família, programa do Ministério do Desenvolvimento Social. Nesse canal, serão exibidos, apenas para esse público-alvo, vídeos interativos, por um período de três meses. Durante a execução do projeto, os parceiros envolvidos vão testar o potencial que essas famílias têm de interagir com os novos recursos proporcionados pela tecnologia digital, avaliando também aspectos da transmissão digital e outras funcionalidades do sistema.

O projeto piloto de interatividade está sendo coordenado pelo superintendente de Suporte da EBC, André Barbosa. Na TV UFPB, a produção foi coordenada pela jornalista e mestre em TV digital, Madrilena Feitosa, com a supervisão da diretora do Núcleo de Produção, Comunicação e Artes, Sandra Moura. No âmbito do Núcleo Lavid, o desenvolvimento das aplicações interativas esteve sob a coordenação do professor e coordenador do Núcleo, Guido Lemos, e da jornalista e mestre em TV digital, Kellyanne Alves.  Na UFSC, o projeto esteve sob a coordenação do professor Fernando Crocomo, e na UCB, do professor Alexandre Kieling.

A Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de João Pessoa tem sido um forte parceiro nesse projeto, pois vem mobilizando sua equipe de psicólogas e  assistentes sociais para apoiarem a viabilização do projeto  na capital. O secretário Antonio Jácome se associou à iniciativa e colocou equipes de assistentes sociais e psicólogas que atuam no Programa Bolsa-família para acompanharem a coordenação e produção do projeto nos encontros com as famílias dos bairros de Mandacaru, Colinas do Sul e Cristo Redentor.

Cada uma das 100 famílias vai receber um equipamento chamado set-top box, que, acoplado à TV de cada cidadão participante, vai permitir uma experiência de interatividade, todas as vezes que ele, através do controle remoto, entrar na Canal de Serviços da EBC e escolher assistir os programas interativos que foram produzidos pela rede de parceiros. Enquanto assiste aos vídeos produzidos pela TV UFPB e Núcleo Lavid, o beneficiário do Bolsa Família terá a opção de interagir, escolhendo se deseja saber informações atualizadas sobre vagas de emprego em João Pessoa, cursos de capacitação e como obter documentos.  Ao escolher os  vídeos interativos desenvolvidos  pela UFSC e UCB, o telespectador terá informações sobre serviços do Governo Federal, na área de Saúde, que estão à disposição do cidadão, além de benefícios como aposentadoria, Programa Bolsa família e Brasil Carinhoso.

Fonte:  Agência de Notícias da UFPB – Madrilena Feitosa