Lavid e TV UFPB participam de testes de TV digital com beneficiários do Bolsa-Família – LAViD/UFPB Núcleo de Pesquisa e Extensão

By: 23 de outubro de 2012 1.063 views Visualizações

A TV UFPB e o Núcleo Lavid- Laboratório de Aplicações de Video Digital da UFPB está participando, em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) – TV Brasil, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Católica de Brasília (UCB), da produção do primeiro projeto de interatividade na televisão pública brasileira que vai testar as potencialidades da  tecnologia digital com famílias de baixa renda, beneficiárias do Programa Bolsa-família de João Pessoa.  A iniciativa conta com o apoio da TV Câmara Federal, TV Câmara de João Pessoa e Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura da Capital.

João Pessoa foi escolhida pela EBC para testar a recepção da TV digital nas casas de  100 famílias dos bairros de Mandacaru, Colinas do Sul e Cristo Redentor, inscritas no programa social do Governo Federal. Durante a execução do Projeto, os parceiros envolvidos vão testar o potencial que essas famílias têm de interagir com os novos recursos proporcionados pela tecnologia digital, avaliando também aspectos da transmissão digital e outras funcionalidades do sistema.

As equipes da TV UFPB e do Núcleo Lavid estão produzindo vídeos interativos que serão exibidos para  beneficiários do Bolsa-família, por  três meses, período em que a recepção com  interatividade será avaliada. Na TV UFPB, o projeto tem a supervisão da diretora do Pólo Multimídia da UFPB, Sandra Moura, e a produção está sendo coordenada pela jornalista e mestre em TV digital, Madrilena Feitosa. No âmbito do Lavid, o desenvolvimento das aplicações interativas está sob a coordenação do professor e coordenador do Núcleo, Guido Lemos, e da jornalista e mestre em TV digital, Kellyanne Alves.

Cada uma das 100 famílias vai receber um equipamento chamado set-top box, que, acoplado à TV de cada cidadão participante, vai permitir uma experiência de interatividade, todas as vezes que ele, através do controle remoto, escolher assistir os programas interativos que a TV UFPB e Lavid  estão desenvolvendo. O tema central desses programas é “Empregabilidade”. Enquanto assiste aos vídeos, o beneficiário do Bolsa-família terá a opção de interagir, escolhendo se deseja saber informações atualizadas sobre vagas de emprego em João Pessoa, cursos de capacitação e como obter documentos.

As famílias envolvidas no projeto também poderão interagir com outros vídeos interativos desenvolvidos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e  Universidade Católica de Brasília (UCB), através dos quais terão informações sobre serviços do Governo Federal, na área de Saúde, que estão à disposição do cidadão, além de benefícios como aposentadoria, Programa Bolsa-família e Brasil Carinhoso.

CANAL DE SERVIÇOS

Os vídeos produzidos pelas três universidades farão parte da programação do canal interativo de serviços que a EBC pretende lançar, em novembro próximo.  A transmissão dos videos será possível através da TV Câmara de João Pessoa, que fará a transmissão digital, em caráter experimental, especialmente para viabilizar esse projeto de interatividade em um canal de serviços sociais do Governo Federal.

A Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de João Pessoa vem mobilizando sua equipe de assistentes sociais para apoiar a viabilização do projeto  na capital. O secretário Antonio Jácome se associou à iniciativa e colocou uma equipe de assistentes sociais do Programa Bolsa-família para acompanhar a coordenação e produção do projeto nos encontros com as famílias dos bairros de Mandacaru, Colinas do Sul e Cristo Redentor.

O DIFERENCIAL

Um grande diferencial dessa proposta, que projeta a Paraíba, no plano nacional, é que trata-se da primeira experiência de interatividade na TV aberta e pública brasileira, envolvendo um canal de serviços, uma espécie de canal extra, através do qual os programas-piloto interativos serão exibidos. E o que é mais importante, os programas terão a proposta de fazer chegar aos cidadãos informações sobre possibilidades de qualificação no mercado de trabalho local, oferecidas pelo Governo e por outros segmentos, além de informações úteis a respeito das facilidades em retirar documentos. Durante a interatividade, o telespectador vai responder, através do controle remoto, se, por exemplo, já tem carteira profissional e, se não tem, o vídeo o conduz a informações sobre como obter o documento.

Para a produção dos programas interativos será envolvida uma família de cada um dos três bairros. Isso quer dizer que os integrantes dessas famílias serão os próprios personagens de cada programa. A vida como ela é. Por exemplo, Seu João e Dona Maria, beneficiários do Bolsa-família, contando a própria vida, falando sobre como está a procura por trabalho e se têm todos os documentos necessários para obter um emprego formal.  Todos os programas  produzidos  pela TV UFPB e Lavid vão girar em torno do tema central “Empregabilidade”, com assuntos que envolvem o universo de uma família de baixa renda, como documentos, qualificação e emprego.

Fonte: Agencia de Notícias da UFPB – Madrilena Feitosa