Lavid aprova projeto em telemedicina como serviço experimental da RNP – LAViD/UFPB Núcleo de Pesquisa e Extensão

Lavid na mídia

Notícia


Lavid aprova projeto em telemedicina como serviço experimental da RNP

By: Monday October 22nd, 2012 1,043 views Visualizações

O GTAVCS realizou na última quarta-feira (17) o Workshop de Treinamento Técnico da Arthron para Telemedicina. No workshop foram apresentados os resultados finais do GTAVCS para a comunidade. Com isso, encerrou assim o ciclo –Fase II – deste grupo de trabalho da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Com os resultados positivos e o bom desempenho, este projeto foi aprovado como serviço experimental RNP para ser desenvolvido em 2013.

No evento, estiveram presentes profissionais e pesquisador das áreas de medicina e computação. Convidados pela RNP e pela Rede Universitária de Telemidicina (RUTE), eles participaram de atividades na sala de telemedicina do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) da UFPB. Assim, puderam testar o serviço oferecido para o campo de telemedicina.

Rafael de Tommaso do Valle, representando a RNP, abriu o evento e deu as boas vindas para os participantes do evento. Em seguida a professora Tatiana Aires Tavares, coordenadora do GTVACS, apresentou, em linhas gerais, todo o histórico de trabalho do GTAVCS. Durante a apresentação, foi evidenciado especialmente o desenvolvimento da ferramenta Arthron para o contexto de telemedicina. Também foram mostradas as experiências e discussão de resultados obtidos ao longo desses dois anos de trabalho pela equipe de pesquisadores.

O momento seguinte foi reservado para uma demonstração prática da ferramenta Arthron. A demonstração da ferramenta Arthron em transmissão de cirurgia ao vivo no HULW utilizou três fluxos simultâneos de vídeo. Este fluxo eram capturados a partir de câmeras de vídeo instaladas na sala de cirurgia do hospital universitário. O médico Ricardo Cruz conduziu a cirurgia de dentro da sala de cirurgia do HULW.

Durante a cirurgia, Ricardo Cruz interagia em tempo real com médico Geraldo Almeida, que estava na sala de telemedicina. Após a transmissão, o professor Gustavo Motta e médico Geraldo Almeida conduziram um debate com os convidados sobre o uso desse tipo de tecnologia no contexto da telemedicina.

Além da transmissão ao vivo, o GTVACS utilizou recursos avançados para experiência multimídia em telemedicina, são eles: uso de modelos 3D, recursos de interação natural e integração com o player FOGO (cinema 4K) em desenvolvimento pelo GT Cinema Digital do Núcleo Lavid.

Através dessa integração, os fluxos de vídeo capturados e transmitidos pela Arthron foram exibidos pelo player FOGO em um vídeowall (são vários monitores sobrepostos de modo a formar uma grande tela) de alta-definição instalado na sala de telemedicina.

No período da tarde, o professor Erick Melo apresentou aspectos técnicos de uso da ferramenta Arthron para telemedicina. Nessa ocasião, todos puderam conhecer os bastidores da demonstração realizada na parte da manhã, conferindo os detalhes de configuração por meio do uso da Arthron Server (versão Web) do experimento realizado.

Redação: Kellyanne Alves – Jornalista

[Total: 0    Average: 0/5]



Útima notícia

(Português do Brasil) Seleção Projeto DNA-RNA.d+

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.