Lavid tem ampla participação no SBRC 2012 – LAViD/UFPB Núcleo de Pesquisa e Extensão

Lavid tem ampla participação no SBRC 2012

By: 27 de abril de 2012 852 views Visualizações

O núcleo de pesquisa Lavid, mais uma vez, tem a atuação de seus trabalhos reconhecida em um importante evento da área. Na trigésima edição do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC 2012), os pesquisadores do núcleo conquistam grande espaço de participação.

Na área da Computação, o SBRC é o evento mais conceituado do Brasil no campo de redes de computadores e sistemas distribuídos. Este evento acontecerá de 30 a 04 de abril, em Ouro Preto (MG).

Ao total, 12 pesquisadores do Lavid participarão de diferentes atividades científicas do SBRC 2012. Estes pesquisadores estarão apresentando 01 artigo na trilha principal do SBRC; 01 artigo no X Workshop de Grids, Clouds e Aplicações; 01 artigo no Salão de Ferramentas e 03 demonstrações de projetos no XIII Workshop da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (WRNP).

Os projetos apresentados no XIII WRNP fazem parte dos Grupos de Trabalhos, que são pesquisas financiadas pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A RNP este ano comemora 10 anos de existência dos projetos GTs. O Lavid também faz parte desta década, sendo um dos primeiros a desenvolver pesquisas, através do GT RNP.

A vice-coordenadora do Lavid, Tatiana Aires, participará do painel em homenagem aos 10 anos de história no GT RNP. O painel ocorrerá nesta terça-feira (01/03), no Centro de Artes e Convenções, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Além de oferecer espaços para as demonstrações dos GTs, esta edição do WRNP também vai abordar discussões sobre computação em nuvem, redes experimentais e futuro da Internet.

Nestas discussões 03 pesquisadores do núcleo ministrarão palestras. Na segunda-feira (30/04), o professor Tiago Maritan explicará os resultados obtidos no GT de Acessibilidade como um Serviço. Ainda neste dia, a professora Tatiana Aires discutirá sobre os avanços conseguidos no desenvolvimento de uma tecnologia para ambiente de vídeo colaboração em saúde, implementa durante o GT – AVCS2.

Na terça-feira (01/03), o pesquisador Erick Melo falará sobre a experiência no espetáculo de música ao vivo e dança telemática realizada entre Brasil, Espanha e Tailândia, durante o Asia-Pacific Advanced Network (APAN). O 33º APAN aconteceu na Tailândia, em fevereiro deste ano.

Acesse a programação completa do WRNP clicando aqui.

Confira abaixo os resumos dos artigos aceitos do Lavid

Artigo completo aceito para trilha principal – SBRC 2012:

Título: OddCI-Ginga: Uma Plataforma para Computação de Alta Vazão baseada em Receptores de TV Digital

Autores: Diogo Henrique D. Bezerra, Rostand Costa, Dênio Mariz Sousa, Diénert A.Vieira, Guido Lemos de Souza Filho, Francisco Vilar Brasileiro (Coordenador LSD/UFCG)

Resumo: O OddCI é uma nova arquitetura para computação distribuída que é ao mesmo tempo  flexível e altamente escalável. Trabalhos anteriores demonstraram a viabilidade teórica da implementação da arquitetura proposta sobre um sistema de televisão digital. Este trabalho descreve a construção de uma prova de conceito para a arquitetura através da modelagem e implementação dos componentes do OddCI sobre um testbed real baseado em receptores de TV Digital ISDB-T, denominado de OddCI-Ginga. Testes de desempenho usando transmissão real em broadcast e uso do canal de retorno demonstram a viabilidade do modelo e sua utilidade como uma plataforma de computação distribuída eficiente e escalável.

Artigo completo aceito para o X Workshop de Grids, Clouds e Aplicações – WGCA 2012:

Título: Coordenação de Infraestruturas Computacionais Dinâmicas Baseadas em Redes de Broadcast

Autores: Rostand Costa, Diénert A.Vieira, Dênio Mariz Sousa, Diogo Henrique D. Bezerra, Guido Lemos de Souza Filho, Francisco Vilar Brasileiro (Coordenador LSD/UFCG)

A arquitetura OddCI é, ao mesmo tempo flexível e altamente escalável, sendo aplicável para a execução de aplicações BoT de larga escala e curta duração. Entretanto, alocar e manter ativo um grande pool de dispositivos para processamento paralelo, com milhares ou milhões de dispositivos, através de uma rede de broadcast, como por exemplo, uma rede de televisão digital, não é trivial. Dado o fato de que a comunicação é baseada em um canal unidirecional, geralmente não é possível determinar com precisão o número e o perfil dos recursos conectados. Além disso, os recursos computacionais acessíveis podem ser voláteis e não dedicados. Através de simulação, este trabalho tornou possível constatar que, adequadamente identificados e tratados, os aspectos de imprevisibilidade e volatilidade envolvidos no uso de recursos computacionais de redes de broadcast podem ser contornados com a aplicação de algoritmos compensatórios.

Artigo aceito no Salão de Ferramentas do SBRC2012

Título: Uma Ferramenta para Gerenciamento e Transmissão de Fluxos de Vídeo em Alta Definição para Telemedicina

Autores: Elenilson Vieira da Silva Filho,  Marcello Galdino Passos,  Bruno de Araújo Santos, Sarah Soares de Oliveira, Erick Augusto Gomes de Melo, Gustavo Henrique Matos Bezerra Motta,  Tatiana Aires Tavares e Guido Lemos de Souza Filho.

Resumo: A transmissão de fluxos de mídia sobre redes de alta velocidade contribui para uma melhor didática no ensino da medicina e possibilita a colaboração de médicos e profissionais especializados em procedimentos geograficamente remotos. O objetivo desse trabalho é apresentar a Arthron 2.0, uma ferramenta distribuída de software para gerenciamento e transmissão segura de fluxos de mídia para telemedicina, e apresentar seus principais componentes, a estratégia de segurança da informação utilizada pela ferramenta e experiências que validaram sua utilidade, como a transmissão de uma cirurgia ao vivo na cerimônia de inauguração da nova capacidade da Rede Ipê da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).