By: lavid Sunday March 4th, 2012 880 views Visualizações
O Laboratório de Aplicações em Vídeo Digital e o Laboratório de Telemídia da PUC/RJ coordenam as atividades do Workshop TV Digital Interativa Ginga – JICA/ABC, que acontece no período de 05 a 16 de março, em João Pessoa. O curso é destinado à capacitação de 20 profissionais da área de tecnologia. Os participantes são representantes do Uruguai, Peru, Chile, Equador, Paraguai, Costa Rica e Angola. O objetivo é a formação destes profissionais na produção de conteúdos interativos usando omiddleware brasileiro, Ginga (NCL e Java).
O Workshop é promovido pelo Ministério das Comunicações, em parceria com a Japan International Cooperation Agency (JICA) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC). Esta é uma das estratégias do Governo Federal para expansão e popularização da tecnologia Ginga nos países da África, America Latina e Caribe.
As atividades começarão nesta segunda-feira (05), às 09h, com uma cerimônia de abertura com as presenças do representante do Ministério das Comunicações, Otavio Caixeta, do representante sênior da JICA, Ichiro Sato, do representante da ABC, Alisson Nascimento e do coordenador do Lavid, Guido Lemos. A cerimônia ocorrerá no auditório do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da UFPB.
As atividades do Workshop serão desenvolvidas no laboratório da Escola Superior de Redes (RNP) de João Pessoa, que se localiza no Campus I da UFPB. O curso é composto por duas partes: o desenvolvimento de aplicações em Ginga-Java e em Ginga-NCL. A primeira parte será ministrada pelos professores e pesquisadores do Lavid/UFPB. O ensino de aplicações interativas em Ginga-NCL será ministrado pelos professores e pesquisadores do TeleMídia da PUC/RJ.
Os dois laboratórios foram os responsáveis pela criação da tecnologia que permite a interatividade na TV digital brasileira. Esta tecnologia de middleware é o padrão adotado pelo Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD).
Atualmente, o sistema nipo-brasileiro SBTVD é o padrão utilizado pelo Brasil e Japão. Este conta ainda com 11 adoções em países, como: Peru, Argentina, Chile, Venezuela, Equador, Costa Rica, Paraguai, Bolívia, Nicarágua, Uruguai e Filipinas. O SBTVD também conquistou reconhecimento na União Internacional de Telecomunicações (UIT), em 2010.
Redação: Kellyanne Alves – Jornalista
Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.