Fórum confirma participação de cinco países da América Latina – LAViD/UFPB Núcleo de Pesquisa e Extensão

Lavid na mídia

Notícia


Fórum confirma participação de cinco países da América Latina

By: Thursday March 1st, 2012 827 views Visualizações

Uma grande delegação da Argentina, Uruguai, Equador, Chile e Peru estará presente no Fórum Latino-Americano de TV Digital, que será promovido pela TV UFPB e Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (Lavid/UFPB), dias 8 e 9 de março, na Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes, em João Pessoa.

O evento será realizado em parceria com o Ministério das Comunicações e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). As inscrições são gratuitas pelo site http://forum-latvd.lavid.ufpb.br/forum-tvdigital/ouwww.ufpb.br.

Estão confirmadas as presenças de 30 latino-americanos, representantes de órgãos de governo e universidades desses cinco países. Na capital da Paraíba, os participantes do Fórum irão debater com os brasileiros, como está se dando a implementação, em suas regiões, do middleware ginga, desenvolvido no Brasil, que permite a interatividade na TV digital e que amplia a participação do telespectador na programação.

A mesma delegação também participará da “Exposição Latino-americana de Conteúdos Interativos para TV Digital”, durante a qual apresentará ao público vídeos sobre como está se dando a adoção da tecnologia brasileira em seus respectivos países, oferecendo aos visitantes uma visão aproximada sobre as mudanças previstas para o cenário televisivo. A Argentina exibirá alguns aplicativos interativos que estão sendo desenvolvidos atualmente e as pessoas que visitarem a exposição poderão não apenas conhecer esses conteúdos mas, possivelmente, realizarem algum tipo de interatividade.

Várias emissoras públicas brasileiras também vão participar da exposição e, assim, antecipar para os telespectadores quais conteúdos interativos vislumbram oferecer, em um futuro próximo, no sistema de transmissão digital. Para a exposição, confirmaram presença a TV UFPB, TV Senado, TV Justiça, TV Universidade Estadual Paulista (Unesp) e o Laboratório de Telemídia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Também fará demonstrações de inovações em interatividade o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), um dos mais conceituados pólos de tecnologia em telecomunicações e tecnologia da informação.

A exposição, que acontecerá paralela ao Fórum, é aberta ao público que não somente conhecerá o que há de mais novo em interatividade para TV digital, mas também poderá interagir com as aplicações apresentadas também pelo Lavid/UFPB, um dos realizadores do Fórum. O Lavid exibirá algumas aplicações para TV Digital que vem desenvolvendo há alguns anos e que já foram premiadas em eventos técnicos e científicos.

Dentre esses aplicativos destaca-se o Libras TV, que faz uma representação do conteúdo do áudio para deficientes auditivos, através de um dicionário de sinais, que poderá beneficiar cerca de cinco milhões de brasileiros com problemas de audição. O modelo se constitui uma alternativa ao formato adotado hoje pelas TVs, que usam um intérprete para traduzir para a linguagem de libras, em tempo real, as informações que estão sendo divulgadas.

Outro exemplo de interatividade que será apresentado pelo Lavid é o GingaHero. Este é um aplicativo para TV digital que trabalha o formato de jogos multimídia, uma das experiências de sucesso e potenciais apostas no campo da interatividade. Ele é inspirado nos grandes projetos de jogos que conquistaram reconhecimento do público de diferentes idades, como o Guitar Hero e o RockBand. O usuário pode interagir neste jogo musical usando apenas os botões de cores (amarelo, verde, vermelho e azul) ou as setas direcionais do controle remoto da TV para executar uma canção. A ordem escolhida pelo usuário ao pressionar os botões determina a composição dos sons.

OFICINA GINGA- Durante a semana do Fórum Latino-americano de TV digital e também na semana subseqüente o Ministério das Comunicações, em parceria com aJapan International Cooperation Agency e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC),estará promovendo, na UFPB, em João Pessoa, uma oficina destinada à capacitação de profissionais latino-americanos, visando a expansão e popularização da tecnologia ginga em seus países. A oficina vai oferecer formação para cerca de 20 técnicos do Uruguai, Peru, Chile e Equador que, por sua vez, irão replicar os conhecimentos em suas áreas de atuação. O curso será ministrado pelo Lavid/UFPB e pelo Laboratório de Telemídia da PUC/RJ.

Fonte: Agencia de Notícias – UFPB

[Total: 0    Average: 0/5]



Útima notícia

(Português do Brasil) Seleção Projeto DNA-RNA.d+

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.