Lavid e TV UFPB promovem Fórum Latino-americano de TV digital – LAViD/UFPB Núcleo de Pesquisa e Extensão

Lavid na mídia

Notícia


Lavid e TV UFPB promovem Fórum Latino-americano de TV digital

By: Tuesday February 14th, 2012 737 views Visualizações

As inovações em aplicações interativas para TV digital desenvolvidas no Brasil e na América do Sul e as experiências de utilização do padrão brasileiro de TV digital aberta e terrestre em países da América Latina são temas do Fórum Latino-Americano de TV Digital. O evento será realizado dias 8 e 9 de março, na Estação Ciência, em João Pessoa.

O Fórum é promovido pelo Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital e TV UFPB, em parceria com o Ministério das Comunicações e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). As informações detalhadas da programação, inscrições, parceiros, coordenação do evento, entre outras, serão reunidas no site do evento no seguinte endereço: http://forum-latvd.lavid.ufpb.br. As inscrições estarão abertas ao público na próxima segunda-feira, dia 20, sendo realizadas gratuitamente através do site do Fórum.

O Fórum vai reunir o governo federal, instituições e universidades brasileiras para debaterem com representantes da Argentina, Peru, Chile, Equador e Uruguai a implementação, por esses países, do middleware brasileiro Ginga, que permite a interatividade na TV digital.

Um grande diferencial do evento é a Exposição Latino-americana de Conteúdos Interativos para TV Digital, que acontecerá no salão panorâmico da Estação Ciência. Nesta Exposição, o Lavid/UFPB, desenvolvedor de tecnologia para a TV Digital, além dos países convidados, apresentarão aos paraibanos e a todos os participantes as últimas novidades em conteúdos interativos para a TV digital.

A exposição, que acontecerá paralela ao Fórum, é aberta ao público, que não somente conhecerá o que há de mais novo em interatividade para TV digital, mas também poderá interagir com as aplicações apresentadas pelo Lavid/UFPB e outros segmentos nacionais e também latino-americanos.

Dentre as inovações pode-se destacar o aplicativo LIBRAS TV, desenvolvido pela equipe do Lavid/UFPB. O LIBRAS TV faz uma representação do conteúdo do áudio para deficientes auditivos, através de um dicionário de sinais, que poderá beneficiar cerca de cinco milhões de brasileiros com problemas de audição.

O modelo possibilita um novo formato de legendas em LIBRAS através de avatar 3D, diferentemente do adotado hoje pelas TVs. Atualmente, as emissoras usam um intérprete humano para traduzir para a linguagem de LIBRAS, em tempo real, as informações que estão sendo divulgadas na TV.

A TV UFPB, realizadora do Fórum, vem discutindo a digitalização dos canais públicos com a sociedade desde o ano de 2009, quando promoveu, no Campus da universidade, o I Fórum Paraibano de TVs Públicas na era digital. Na época, o evento reuniu cerca de 500 participantes, de todos os segmentos sociais. A emissora, afiliada da TV Brasil, se prepara para iniciar as transmissões, em sinal aberto, a partir de abril deste ano.

Na coordenação do evento estão os professores Guido Lemos, coordenador do Lavid/UFPB; Sandra Moura, diretora da TV UFPB,  e as jornalistas Madrilena Feitosa, da TV UFPB  e Kellyanne Alves, do Lavid/UFPB.
OFICINA GINGA

Durante a semana do Fórum Latino-americano de TV digital e também na semana subseqüente, o Ministério das Comunicações, em parceira com a Japan International Cooperation Agency (JICA) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), estará promovendo, na UFPB, em João Pessoa, uma Oficina Ginga destinada à capacitação de profissionais latino-americanos. A Oficina objetiva promover a expansão e popularização da tecnologia ginga em seus países.

A Oficina vai oferecer formação para cerca de 20 técnicos do Uruguai, Peru, Chile e Equador que, por sua vez, irão replicar os conhecimentos em suas áreas de atuação. O curso será ministrado pelo Lavid/UFPB e pelo Laboratório de Telemídia da PUC/RJ.

Redação: Madrilena Feitosa – Jornalista

[Total: 0    Average: 0/5]



Útima notícia

(Português do Brasil) Seleção Projeto DNA-RNA.d+

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.