Edição da Revista SeLecT acompanha óculos 3D para visualizar fotos do filme EnsaioEstereos – LAViD/UFPB Núcleo de Pesquisa e Extensão

By: 13 de fevereiro de 2012 1.118 views Visualizações

Ilustração da reportagem sobre o filme EstereosEnsaios – versão digital da Revista SeLect

A Revista SeLecT traz na sua edição de fevereiro, intitulada “Do Google-dadá à inteligência coletiva”, uma reportagem sobre o filme EstereoEnsaios, produzido em 4K 3D (estereoscópia). SeLecT é uma revista especializada em jornalismo cultural com enfoque nas artes visuais, tecnologia, design e comportamento.

A direção do EstereoEnsaios é da professora da Universidade Mackenzie, Jane de Almeida. O filme conta com financiamento da RNP e parceria do Lavid. Para os leitores experimentarem um pouco da versão estereoscópica (3D) do filme, a versão impressa da Revista acompanha óculos 3D. Com estes óculos, os leitores podem visualizar as fotos em 3D das imagens do filme.

A produção é do filme é resultado das pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho – Aplicações Avançadas de Visualização Remota da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).  O objetivo do GT é produzir, sistematizar e catalogar o processo de criação de conteúdo audiovisual em formato 4K 3D.

Na composição do GT encontra-se o projeto Criação de Conteúdo Visual, que tem a coordenação da professora Jane de Almeida. Neste GT a parte responsável pela distribuição do conteúdo é desenvolvida pelo projeto Cinema Digital do Lavid.

A estreia do filme foi realizada no ano passado, no Rio de Janeiro, durante o Cinegrid 2011 – Brasil. Desde então, já foram feitas outras exibições do filme. Uma delas aconteceu no CineGrid International Workshop 2011, na Califórnia, durante a demonstração do player de transmissão e execução de filmes digitais em super alta definição. O player é resultado das inovações tecnológicas desenvolvidas por pesquisadores do Lavid.

Confira a versão digital da Revista SeLecT acessando aqui.