Ferramenta telemática do Lavid contribui para realização de espetáculo no Rio de Janeiro – LAViD/UFPB Núcleo de Pesquisa e Extensão

Lavid na mídia

Notícia


Ferramenta telemática do Lavid contribui para realização de espetáculo no Rio de Janeiro

By: Tuesday December 6th, 2011 850 views Visualizações

A ferramenta desenvolvida pelo Lavid, Arthron, mais uma vez colaborou para a realização de uma obra de arte telemática inédita que englobou a participação de cinco espaços físicos distribuídos em três cidades: Fortaleza, Salvador e Rio de Janeiro. “Frágil” foi um espetáculo de arte telemática que utilizou a rede para promover o encontro e a interação de performances de dança e teatro na composição de uma obra.

O espetáculo abordou como tema central a fragilidade humana e aconteceu durante o evento “Desafios da Arte em Rede – I Rodada em Cultura, Arte, Tecnologia e Inovação”. Este evento ocorreu no dia 01 de dezembro no Museu de Arte Moderna (MAM) no Rio de Janeiro e foi organizado pelo Ministério da Cultura, Funarte e Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

“Fágil” foi idealizado pelo projeto LABORATORIUM MAPA D2 sob a coordenação de Ivani Santana e contou com as parcerias do Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: Corpoaudiovisual – GP Poética da Universidade Federal da Bahia; do Laboratório de Poéticas Cênicas (LPCA) da Universidade Federal do Ceará; do Núcleo de Arte e Novos Organismos (NANO) – EBA/PPGAV da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Lavid da UFPB.

O Lavid há cinco anos trabalha em parceria com o GP Poética da UFBA através dos Grupos de Trabalho da RNP. Atualmente, ele participa também das pesquisas em arte e tecnologia do projeto LABORATORIUM MAPA D2.

A Arthron é uma ferramenta que permite a captura, transmissão e intercâmbio de fluxos de vídeos simultâneos durante a realização de espetáculo de arte. A Arthron é um elemento fundamental na construção da narrativa do espetáculo porque proporciona a interatividade entre atores que estão em cena em diferentes teatros. A interação atua na estruturação das ações interpretadas pelos atores nos diversos palcos durante o espetáculo. A ferramenta também é responsável pela transmissão na Web do espetáculo ao vivo.

“O evento teve a intenção em expor os desafios de construir obras de artes a partir da utilização das redes telemáticas. Os desafios da arte telemática são muitos, principalmente, a complexidade da gerência telemática dos pontos remotos que participam do espetáculo. A Arthron visa tornar esta gerência mais simples e automatizada fazendo a troca de fluxos de vídeo entre os vários pontos com um simples comando de ‘arrastar-e-soltar’ e através da programação de cenas, fazendo várias trocas simultâneas”, destacou Clodoaldo Brasilino, gerente de configuração telemática do Lavid.

“Fágil” foi acompanhado ao vivo pelos participantes do evento através dos projetores locais e também via Web por meio da transmissão simultânea de oito fluxos de vídeos diferentes que concentravam as diversas interações dos cinco pontos de atuação do espetáculo. A Arthron possibilitou ainda que o internauta escolhesse a ordem da sequência das cenas que desejava assistir fazendo assim sua montagem personalizada da obra.

Redação: Kellyanne Alves – Jornalista

[Total: 0    Average: 0/5]



Útima notícia

(Português do Brasil) Seleção Projeto DNA-RNA.d+

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.