RNP apresenta no CineGrid 2011 tecnologia pioneira desenvolvida pelo Lavid para exibição de formato 4K – LAViD/UFPB Núcleo de Pesquisa e Extensão

By: 02 de dezembro de 2011 945 views Visualizações

O Brasil promete surpreender com inovação tecnológica de ponta no workshop do CineGrid 2011, que será realizado Califórnia entre os dias 4 e 7 de dezembro.

A novidade, apresentada por um dos grupos de trabalho da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), coordenado pelo Laboratório de Aplicação em Vídeo Digital (Lavid) da Universidade Federal da Paraíba, é um equipamento desenvolvido que permite o armazenamento, transmissão e execução de imagens em super alta definição no formato 4K, ou seja, imagens em resolução de 8 milhões de pixels/frame, quatro vezes superior a do Full HD (high definition).

Atualmente apenas grandes empresas americanas e japonesas comercializam players capazes de reproduzir a tecnologia 4K. O projeto brasileiro foi desenvolvido em apenas um ano e tem como diferencial um software que possibilita a compressão e codificação de imagens em super alta definição a partir de hardwares convencionais à disposição no mercado e com baixo custo. O software desenvolvido também organiza o armazenamento dos arquivos em vídeo a partir da distribuição em rede com base no conceito da computação em nuvem.

Este é um projeto realizado por um dos grupos de trabalho do Programa de Visualização Remota de Aplicações Avançadas, promovido pela RNP, organização responsável pela internet acadêmica brasileira. O Programa tem como objetivo estudar a produção, exibição e transmissão de conteúdo audiovisual em altíssima definição. Pioneiro na América Latina, o experimento 100% brasileiro já atrai a atenção de diversas empresas interessadas na tecnologia 4K.

O evento será palco da primeira exibição internacional do filme EstereoEnsaios (www.estereoensaios.com.br), filmado em 4K-3D, que será exibido no novo player. Por meio das conexões de altíssima velocidade da rede Ipê (rede acadêmica operada pela RNP), será realizada, ainda, uma transmissão de um trecho do filme via streaming, da Paraíba para a Califórnia. Será a primeira vez que um filme será transmitido via streaming nesse formato da Paraíba.

O EstereoEnsaios é o primeiro filme da América Latina a utilizar um aparelho de estereoscopia (3D) com duas câmeras Red Epic, um dos mais recentes aparatos da tecnologia de altíssima definição disponível até o momento no mercado. Trata-se de um ensaio audiovisual de alta tecnologia que explora imagens em ultra-definição. O Rio de Janeiro é a cidade para onde câmeras pioneiras se dirigem e registram as mais diferentes paisagens em três dimensões e altíssima definição. Entre as cenas captadas pela equipe está a vista do Pão de Açúcar e da Baía de Guanabara, em tomadas aéreas e marítimas. O filme mostra ainda as ruas labirínticas da comunidade Tavares Bastos, celebra os jogadores locais de futebol e os movimentos dos bailarinos da Mangueira promovendo uma nova experiência visual.

A organização do CineGrid fará, ainda, a exibição do filme no formato 4k-3D, usando um player comercial, desenvolvido no Japão, usualmente utilizado pela comunidade do CineGrid. Como a exibição do filme será realizada com o auxílio de duas tecnologias diferentes, será possível fazer uma comparação entre tecnologias. O resultado deve comprovar a qualidade do projeto pioneiro na América Latina, com tecnologia 100% brasileira, frente aos modelos internacionais.

Sobre o CineGrid:

O CineGrid é uma associação internacional sem fins lucrativos, integrada por entidades e estúdios de cinema, empresas de tecnologia, universidades e redes de pesquisa de vários países do mundo. As entidades que compõem o CineGrid formam um grupo interdisciplinar focado no uso de redes de alta capacidade para distribuição de conteúdos artísticos, educacionais, científico e de entretenimento.

Uma das principais tecnologias em desenvolvimento pela associação é a transmissão de vídeo em super/ultra alta definição (4K ou superior), ferramentas para edição colaborativa e on-line de vídeos em alta definição. Além da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), entre os participantes da associação destacam-se o Academy of Motion Picture Arts and Sciences, Lucasfilm, Disney, SONY, JVC, Cisco e, os brasileiros, CPqD e Universidade Mackenzie.

Sobre o Lavid:

O Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID) é um Núcleo de Pesquisa e Extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem sua historia marcada pelo desenvolvimento do Ginga, o middleware nacional utilizado pelo Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD). Fundado em 2003, o LAVID realiza variadas pesquisas de inovação tecnológica em resposta às demandas da sociedade contemporânea, através de grupos interdisciplinares composto por professores, alunos e servidores da UFPB e outros pesquisadores de instituições públicas e privadas, dedicados principalmente às áreas de Ciências da Computação, Ciências Sociais, Comunicação, Artes e Educação.

Sobre a RNP:

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), mantida pelos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Educação (MEC) e da Cultura (MinC), é classificada como Organização Social (OS) sem fins lucrativos. Pioneira no acesso à Internet no Brasil, a RNP opera a rede Ipê, primeira rede óptica nacional acadêmica da América Latina. Com Pontos de Presença em 27 unidades da federação, a rede tem mais de 800 instituições conectadas. São aproximadamente 3,5 milhões de usuários usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração entre o sistema de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde e Cultura.

Mais informações sobre o Projeto Cinema Digtial – Grupo de Pesquisas para manipulação de Videos em UltraHD acesse aqui.

Fonte: Assessoria Lavid / Comunicação RNP