Pesquisadores do Lavid recebem prêmio de melhor artigo do WebMedia 2011 – LAViD/UFPB Núcleo de Pesquisa e Extensão

Lavid na mídia

Notícia


Pesquisadores do Lavid recebem prêmio de melhor artigo do WebMedia 2011

By: Monday October 10th, 2011 852 views Visualizações

Os pesquisadores Marcelo Fernandes e Tatiana Aires durante a entrega do prêmio de melhor artigo do WebMedia 2011.

O artigo intitulado “iTVnews: Uma Ferramenta para Construção de Aplicações Telejornalísticas em TVDI” foi eleito o melhor artigo científico do Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia). Este evento é considerado um dos maiores eventos das áreas de multimídia, hipermídia e web do Brasil. O WebMedia 2011 aconteceu no período de 03 a 06 de outubro na Universidade Federal da Santa Catarina, em Florianópolis. O estudo premiado é de autoria do pesquisador, Marcelo Fernandes; do professor do Departamento de Informática da UFPB, Ed Pôrto e da vice-coordenadora do Lavid, Tatiana Aires.

Na décima sétima edição do WebMedia o Lavid demonstrou um bom desempenho com a seleção de cinco artigos para publicação e um minicurso. Conforme a professora Tatiana Aires ganhar este prêmio é um estímulo ainda maior para continuar investindo nas pesquisas realizadas no laboratório. “Receber este reconhecimento da comunidade acadêmica através da premiação do melhor artigo completo do WebMedia foi um ponto importante da efetiva participação do Lavid no evento e também uma grande alegria para todos”, destacou a vice-coordenadora.

O artigo é um dos resultados da pesquisa realizada para o desenvolvimento de uma ferramenta de criação automática de aplicativos de TV digital interativa para telejornais. “Foi uma pesquisa interdisciplinar. Como a ferramenta desenvolvida é para jornalistas, estivemos próximos a eles desde o início das atividades, desenvolvendo protótipos de aplicações interativas e workshops de interatividade, entre outras atividades”, explica Marcelo Fernandes.

Segundo Tatiana Aires um dos pontos relevantes para o sucesso obtido pela ferramenta está na inclusão da participação de jornalistas durante o processo de desenvolvimento. “O artigo apresentou toda parte de desenvolvimento de uma solução tecnológica, no entanto o diferencial desta solução foi o envolvimento de usuários reais em testes de validação da ferramenta. E isso só foi possível por causa da parceria firmada com a direção de telejornalismo da TV Cabo Branco”, ressalta Tatiana Aires.

A ferramenta denominada iTVnews proporciona um ambiente computacional de simples acesso que apresenta uma interface adaptada a linguagem presente nas redações de telejornal. Com a iTVnews o jornalista é capaz de gerar de forma fácil e rápida um aplicativo para TV digital interativa como enquete, quiz e chat.

Redação: Kellyanne Alves – Jornalista

[Total: 0    Average: 0/5]



Útima notícia

(Português do Brasil) Seleção Projeto DNA-RNA.d+

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.