Oficina Ginga – João Pessoa capacita profissionais do audiovisual na produção de conteúdo interativo – LAViD/UFPB Núcleo de Pesquisa e Extensão

By: 18 de julho de 2011 761 views Visualizações

“Iniciativa como esta é de suma importância para que nós tenhamos a programação interativa”, ressaltou Carlos Eduardo Batista em entrevista no Bom Dia Paraíba da TV Cabo Branco.

Desde a semana passada acontece no Departamento de Informática da UFPB a Oficina Ginga – João Pessoa. Este é um evento promovido pelo Lavid em parceria com o Laboratório de TeleMídia da PUC-Rio e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) sob coordenação do Programa Ginga Brasil. A Oficina ocorrerá até o dia 20 de julho (quarta-feira) e tem a duração de 8 horas/aula por dia.

No curso os participantes recebem capacitação no campo de produção de conteúdo interativo a partir da utilização das linguagens NCL e LUA. Estas linguagens integram o Ginga, middleware [uma camada de software] que possibilita a interatividade no sistema de TV digital operante no Brasil. O Ginga foi desenvolvido por meio de pesquisas realizadas nos laboratórios TeleMídia da PUC-Rio e Lavid da UFPB.

O pesquisador do Laboratório de TeleMídia, Carlos Eduardo Batista, que está ministrando a Oficina Ginga – João Pessoa,  participou hoje pela manhã da entrevista do Bom Dia Paraíba da TV Cabo Branco. Durante a entrevista o pesquisador destacou a importância desta ação na difusão do conhecimento em tecnologias digitais e no desenvolvimento de aplicativos interativos para a TV digital.

Carlos Eduardo ressaltou ainda que uma expectativa esperada pela Oficina Ginga Brasil é que após o curso os produtores audiovisuais intensifiquem a produção conteúdos interativos e estimulem a interatividade no cenário televisivo brasileiro.

Assista a entrevista do pesquisador Carlos Eduardo sobre a Oficina Ginga – João Pessoa no Bom Dia Paraíba acessando o link:http://bomdia.cabobranco.tv.br/.

Fonte: Assessoria Lavid