Lavid demonstra tecnologia de transmissão em cerimônia de inauguração da Rede Ipê em Brasília – LAViD/UFPB Núcleo de Pesquisa e Extensão

By: 15 de julho de 2011 783 views Visualizações

Fonte: Leandro Neumann Ciuffo – RNP

Da esquerda para direita: Diretor de Assuntos Internacionais da Oi,Luiz Perrone;  Coordenador de Cultura Digital do MinC, José Murilo Júnior;  Ministro da Educação; Fernando Haddad; Governador do DF, Agnelo Queiroz; Ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante; Presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg e Diretor geral da RNP, Nelson Simões.

A cerimônia de inauguração da nova capacidade (ampliação em 280%) da rede acadêmica brasileira que aconteceu nessa quarta (13/07) na Biblioteca Nacional em Brasília contou com a participação do projeto Grupo de Trabalho Ambiente de Videocolaboração em Saúde (GT-AVCS ), coordenado pelo Lavid. Na inauguração estiveram presentes o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante; o ministro da Educação, Fernando Haddad; o diretor geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, Nelson Simões; o coordenador geral de Cultura Digital do Ministério da Cultura, José Murilo Júnior, o presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg, entre outros.

Durante o evento, a equipe do Projeto GT-AVCS fez uma transmissão em tempo real de uma cirurgia que acontecia no Hospital Lauro Wanderley (HLW) da UFPB. A Arthron, ferramenta criada pelo Lavid, foi usada para transmitir a cirurgia. Esta ferramenta possibilitou que estudantes e médicos da Universidade do Tocantins (UFT) e da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) interagissem em tempo real com os médicos do HLW durante a realização da cirurgia.

Os presentes na solenidade de inauguração em Brasília assistiram a transmissão da cirurgia. A transmissão serviu para testar à potencialidade da nova Rede Ipê da academia brasileira. Ela será utilizada como rede de pesquisa e rede produção de serviço nas instituições de ensino superior.

O Projeto GT-AVCS é um projeto que desenvolve e testa ferramenta para suporte a colaboração remota em saúde. O projeto está realizando continuamente testes de transmissão de cirurgia a partir de parceria firmada com a equipe do Hospital Lauro Wanderley. A partir dos testes é possível a equipe detectar ajustes e identificar novas funcionalidades para a ferramenta.

A aplicação da ferramenta não se dá somente na transmissão de fluxo de vídeo em tempo real, mas também possibilita a interação imediata entre equipes de profissionais de medicina de diferentes localidades durante a cirurgia. Esse é um projeto financiado pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e coordenado pela vice-coordenadora do Lavid, Tatiana Aires. O GT-AVCS conta também com a coordenação do professor do Programa de Pós-Graduação em Informática da UFPB, Gustavo Motta. A equipe do projeto é formada por pesquisadores e mestrandos do Centro de Informática da UFPB.

A ferramenta utilizada no projeto é a Arthron. Ela foi desenvolvida pelos pesquisadores do Lavid durante o projeto GT-Mídias Digitais e Arte (2008 a 2010) e destinava-se a oferecer suporte a espetáculos de dança telemática. Agora essa ferramenta está sendo aprimorada e ampliada para permitir serviços de colaboração remota na área de telemedicina.