Lavid promove a Oficina Ginga Brasil em João Pessoa – LAViD/UFPB Núcleo de Pesquisa e Extensão

Lavid na mídia

Notícia


Lavid promove a Oficina Ginga Brasil em João Pessoa

By: Wednesday June 29th, 2011 943 views Visualizações

O Lavid/UFPB em parceria com o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) promoverá a Oficina Ginga Brasil II em João Pessoa. A Oficina Ginga Brasil é uma ação desenvolvida pelo programa de inclusão social Ginga Brasil que integra o projeto “IPTV.br: Serviço Multimídia de Banda Larga para a Inclusão Social”.

Este projeto pretende implantar uma infraestrutura experimental de serviços multimídia e promover inclusão social através da democratização da produção e transmissão de conteúdo para TV digital.

Segundo informou a organização do Ginga Brasil, o programa apresentará três etapas que são: “a formação de multiplicadores para propagação do conhecimento no desenvolvimento de programas interativos para TV digital, a formação de produtores de conteúdos interativos pelos multiplicadores e o incentivo ao desenvolvimento de aplicações para TV digital (aberta e IPTV), visando a Copa do Mundo FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016”.

As cidades sedes da Oficina Ginga Brasil II são João Pessoa (Ginga-João Pessoa), Rio de Janeiro (Ginga Brasil II) e São Luis (Ginga-Maranhão). A Oficina acontecerá paralelamente nestas cidades no período de 14 a 20 de julho. A Oficina Ginga é um curso de formação para multiplicadores que objetiva a aprendizagem sobre o desenvolvimento de aplicações interativas para TV digital usando as linguagens NCL e Lua.

Os participantes da Oficina desempenharão o papel de multiplicador do conhecimento adquirido durante o curso repassando o aprendizado para as comunidades que fazem parte. Outra exigência do programa Ginga Brasil é que os participantes posteriormente desenvolvam aplicações NCL (Lua) para TV digital com focos na Copa do Mundo FIFA 2014 e Jogos Olímpicos de 2016.

As inscrições da Oficina Ginga – João Pessoa acontecem de 29 de junho a 05 de julho e serão feitas através do preenchimento do formulário que está disponível no site do Lavid (clique aqui e faça sua inscrição). A Oficina Ginga – João Pessoa oferece 25 vagasque serão preenchidas a partir do atendimento dos requisitos exigidos pela organização do Programa Ginga Brasil.

Uma comissão formada por professores do Lavid e do Departamento de Informática da UFPB avaliará e selecionará os participantes. Abaixo são listados os requisitos indispensáveis e de priorização para o candidato inscrito.

Requisitos indispensáveis para o candidato:

  • Vir recomendado por sua instituição de origem (que seja do Estado da Paraíba), garantindo toda sua comprovação de requisitos;
  • Ter garantias de sua instituição de origem que lhe serão fornecidas condições (local, infraestrutura e público) para que possa replicar o curso em janeiro de 2012;
  • Ter condições (infraestrutura) de produzir curtas interativos (aplicações de até 12 minutos) em sua instituição de origem.

Requisitos que priorizarão a escolha, nesta ordem:

  • Estar de preferência no último ano do ensino médio em uma escola pública, ou já ter o diploma (de uma escola pública);
  • Trabalhar em uma TV Comunitária;
  • Participar de Pontos de Cultura, Telecentros ou outra ONG qualquer de inclusão digital;
  • Trabalhar em produção de conteúdo para uma TV Universitária;
  • Ter alguma experiência com geração de páginas Web (HTML);
  • Ter alguma experiência com produção audiovisual;
  • Saber operar computador e ferramentas de autoria de audio e vídeo.

Oficina Ginga – João Pessoa

Local:

Sala D.I – 4  Alan Turin
Departamento de Informática
Centro de Ciências Exatas e da Natureza
Universidade Federal da Paraíba
Campus I – Cidade Universitário
João Pessoa – PB

Data:

14 a 20 de junho

Duração:

14 e 15 de julho: das 9:00 às 18:00 horas
16 e 17 de julho: laboratório livre
18 a 20 de julho: das 9:00 às 18:00 horas

Número de vagas:

25 participantes

Promoção:

Laboratório de Aplicação em Vídeo Digital – Lavid/UFPB

Patrocínio:

Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br)

Apoio:

Laboratório de TeleMídia da PUC – RIO
Mais informações sobre o Programa Ginga Brasil acesse: http://gingabrasil.ginga.org.br/.

Redação: Kellyanne Alves – Jornalista

[Total: 0    Average: 0/5]



Útima notícia

(Português do Brasil) Seleção Projeto DNA-RNA.d+

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.