Ferramenta do Lavid gerencia e transmite espetáculo de dança telemática entre Brasil e Espanha – LAViD/UFPB Núcleo de Pesquisa e Extensão

Lavid na mídia

Notícia


Ferramenta do Lavid gerencia e transmite espetáculo de dança telemática entre Brasil e Espanha

By: 17 de junho de 2011 887 views Visualizações

A ferramenta Arthron foi usada na transmissão do espetáculo de dança telemática e-Pormundos Afeto que aconteceu ontem às 12h30 (horário de Brasília) no Brasil e às 17h30 (horário de Barcelona) na Espanha. O espetáculo faz parte da programação do evento Network Performing Arts Production Workshop que acontece em Barcelona.

As atividades deste workshop começaram quarta e se estenderam até hoje. O evento é coordenado pela rede acadêmica norte-america Internet2 e pela Terena (Trans-European Research and Education Networking Association).

Arthron é uma ferramenta de gerenciamento e transmissão de mídias para performances artístico-tecnológicas que foi desenvolvida pelo Lavid durante o projeto GT-MDA (Grupo de Trabalho de Mídias Digitais e Artes). O GT-MDA foi financiado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP.

O e-Pormundos Afeto é um espetáculo formado por dançarinos brasileiros e espanhóis numa produção artística que integra tecnologia e arte. A coreografia foi encenada por dois dançarinos brasileiros localizados na Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) em Brasília e um dançarino no palco do Gran Teatre Del Liceu em Barcelona. No Brasil a coordenação do espetáculo é da professora Ivani Santana e na Espanha é do grupo catalão Konic.

Mesmo situados em locais distintos, os dançarinos interagiram entre si formando uma apresentação rítmica sincronizada com vídeos projetados em telões que ficaram nos dois palcos. Isso foi possível por causa da ferramenta Arthron, que gerenciou os fluxos vídeos dos telões que estavam nos dois palcos e compuseram a coreografia da dança. A transmissão do espetáculo também foi feita pelo Arthron e veiculada pelos sites do Lavid e da UFBA.

Fonte: Assessoria Lavid

[Total: 0    Média: 0/5]



Útima notícia

Seleção Projeto DNA-RNA.d+

O Núcleo de Pesquisa e Extensão LAVID do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba ...

Notícias recomendadas

terça às 11:24 11Tue, 17 Nov 2020 11:24:11 +000011.

lavid 3
SELEÇÃO PARA O PROJETO VISOAUDIO

quarta às 09:56 09Wed, 12 Jun 2019 09:56:47 +000047.

cropped-lavid-1.png
Resultado da seleção do edital Nº 002/2019 – GR/UFPB