Artigo de pesquisadores do Lavid fica entre os cinco melhores do SBRC 2011 – LAViD/UFPB Núcleo de Pesquisa e Extensão

Artigo de pesquisadores do Lavid fica entre os cinco melhores do SBRC 2011

By: 06 de junho de 2011 824 views Visualizações

Na foto, da esquerda para a direita, Rostand Costa (UFPB), Artur Ziviani (LNCC), Ronaldo Ferreira (UFMS), Bruno Schulze (LNCC) e Francisco Brasileiro (UFCG) durante a entrega do certificado. SBRC 2011. Fonte: SBRC2011

“Sobre Amplitude da Elasticidade dos Atuais Provedores de Computação na Nuvem” é o título do artigo apresentado no XXIX Congresso Brasileiro de Redes de Sistemas Distribuídos (SBRC) pelos pesquisadores, Rostand Costa, Guido Lemos e Dênio Mariz do Lavid/UFPB e Francisco Brasileiro do Laboratório de Sistemas Dristribuídos da UFCG. Os autores tiveram seu trabalho reconhecido entre os cinco melhores artigos do congresso SBRC 2011.

Segundo o autor Rostand Costa, a contribuição do artigo está na avaliação da elasticidade dos serviços e recursos oferecidos pelos atuais provedores públicos de computação em nuvem. Esta elasticidade pode ser compreendida como a flexibilidade dos serviços dos provedores se ajustarem às necessidades dos clientes.

“Neste trabalho nós analisamos muitas aplicações que processam grandes cargas de trabalho em paralelo e poderiam potencialmente se beneficiar da elasticidade oferecida pelos provedores de computação na nuvem. Infelizmente, os provedores públicos atuais de computação na nuvem impõem um limite estrito na quantidade de recursos que um único usuário pode adquirir concomitantemente. No trabalho em pauta é analisado por que esse limite precisa ser imposto”, explicou o pesquisador.

A avaliação dos artigos foi realizada por uma comissão científica que julgou os cinco melhores entre os 62 trabalhos publicados nesta edição do SBRC. O Congresso ocorreu no período de 30 de maio a 03 de junho na cidade de Campo Grande (MS).

O pesquisador Rostand Costa ressaltou a importância científica de receber esse prêmio. “O SBRC é, reconhecidamente, um dos mais importantes eventos científicos da América Latina para a comunidade da área de redes e sistemas distribuídos. Face ao nível das seções técnicas do SBRC 2011, ter um trabalho destacado dentre tantos outros de excelente qualidade é bastante gratificante e encorajador”.

Uma edição especial da Revista Brasileira de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos reunirá os cinco melhores artigos do SBRC 2011. A Revista é editada pela Sociedade Brasileira de Computação.

Os interessados podem encontrar a versão completa desse artigo acessando o link:  http://sbrc2011.facom.ufms.br/files/main/ST05_2.pdf. Para mais informações sobre o SBRC 2011 clique aqui.

Fonte: Assessoria Lavid