WikiLibras apresenta bom desempenho em testes com pessoas com deficiência auditiva – LAViD/UFPB Núcleo de Pesquisa e Extensão

By: 01 de junho de 2011 1.609 views Visualizações

O projeto LibrasTV realizou testes do site WikiLibras com pessoas com deficiência auditiva e intérprete hoje pela manhã no Lavid. O site é um sistema que está em desenvolvimento e integra uma parte do projeto LibrasTV.

O WikiLibras é uma sistema de colaboração e compartilhamento de informações dos sinais que agregam a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O objetivo do site é que pessoas com deficiência auditiva, estudiosos e intérpretes de Libras criem sinais em Libras.  O que contribuirá para um maior número de cadastramento de sinais da língua no dicionário que será disponibilizado para a TV digital.

As formas e movimentos dos sinais são representados por um avatar em 3D que será usado na televisão junto com o tradutor automático de Libras. Durante o cadastramento do sinal no site, o usuário configura os movimentos e as formas do sinal que está criando e visualiza por meio do avatar em 3D. No site o avatar desempenha o papel de intérprete e pode ser usado também durante as transmissões televisivas na ausente de um intérprete.

Os testes serviram para avaliar questões relacionadas à usabilidade e navegabilidade. Os resultados obtidos ajudarão os pesquisadores no aprimoramento do WikiLibras, conforme destaca o gerente de projeto Tiago Maritan. “Os testes foram importantes, porque percebemos coisas que antes não tínhamos pensando, por exemplo; a necessidade de usar no site o mínimo de texto possível e o máximo de imagens, pois eles demonstraram um melhor nível de entendimento das funcionalidades do site quando estas eram representadas por imagens.”

A intenção dos pesquisadores é realizar testes com pessoas com deficiência auditiva e intérpretes durante o processo de desenvolvimento do WikiLibras. Eles têm como finalidade o aprimoramento do sistema a fim de proporcionar um desempenho satisfatório perante seus usuários.

O operador, Silvano dos Santos, 34 anos, que tem deficiência auditiva participou dos testes do WikiLibras. Segundo Silvano, o site irá colaborar para a difusão da língua de sinais e consequentemente para uma inclusão social. “Gostei muito e acho muito importante para a comunidade de surdos, porque têm surdos que são profissionais em Libras, mas existem outros que sabem muito pouco da língua. Também o site contribui para divulgar Libras a toda sociedade.”

O estudante Marco Lima, 11 anos, demonstrou entusiasmos durante os testes no sistema WikiLibras. “É muito bom escolher a configuração do sinal e visualizar ele através do avatar 3D. É divertido fazer o sinal no site. Eu quero usar o site em casa”, afirmou Marco Lima. O estudante possui deficiência auditiva.

O site apresentou uma melhor recepção e aceitação por parte do público infantil. “Quando Marcos criava o sinal percebemos a sua empolgação. O comportamento dele era como se estivesse participando de um jogo”, enfatizou Tiago Maritan.

Para saber mais sobre o WikiLibras e o projeto LibrasTV acesse a página:http://librastv.lavid.ufpb.br/.

Fonte: Assessoria Lavid